Colocar o biquíni ou aquela lingerie já não é mais tão prazeroso, pelo contrário, um grande motivo de desconforto por causa de manchas escuras na virilha? Mulheres de todas as idades sofrem com algo conhecido como escurecimento vaginal.
Cientificamente chamada de hipercromia, as manchas na virilha ou escurecimento vaginal são provocadas por alterações na pigmentação da pele. Mais comum em peles morenas ou negras, o escurecimento acomete mulheres de todas as idades.
A mulher ainda pode apresentar hipercromiagenital, que é o escurecimento na virilha, na região anal, coxas e vagina. Os casos se diferem em características peculiares e grau do problema.
No meu consultório, as mulheres se referem ao desconforto causado por essas manchas como a sensação horrorosa de estarem constantemente “sujas” ou de suspeitarem que seus parceiros possam pensar assim também.
Naturalmente, o escurecimento vaginal se trata de um processo fisiológico normal do corpo, pois na região íntima existe maior atividade pigmentar ocasionada pelo aumento na produção de melanina (pigmento que possui como função dar cor à pele). Mas existem outras causas.
Principais causas do escurecimento vaginal
Os principais motivos são:
- Infecções e inflamações na região;
- Desnutrição;
- Envelhecimento;
- Algumas doenças e condições de saúde, como o diabetes, por exemplo;
- Atrito (contato da área com roupas e atrito de pele com pele, principalmente em quem está com sobrepeso);
- Micose causada por fungos, que ocorre pelo fato da virilha estar sempre coberta com roupas enfrentando calor e umidade;
- A depilação (em algumas pessoas, causa pelos encravados, que inflamam, e a inflamação constante da pele resulta em escurecimento). O mesmo caso serve para mulheres alérgicas a metal e que raspam os pelos com lâmina.
- Alterações na pigmentação da pele: após partos ou usos de suplementos.
Tratamentos simples e eficazes
Existem tratamentos diferentes, que devem ser considerados pelo médico de acordo com cada caso:
- Cremes (geralmente à base de ácidos clareadores, que inibem a produção de melanina);
- Peeling genital (promove uma esfoliação da área, visando a renovação celular). O resultado é uma sensível melhora em textura, elasticidade, hidratação e cor da vagina;
- Clareamento a laser, que atua na vulva, na parte interna das coxas e ânus, com resultados altamente satisfatórios.
O laser está sendo cada vez mais procurado pelas pacientes por ser extremamente eficaz, minimamente invasivo e indolor para a maioria das mulheres. Entenda como ele atua:
- O LASER genital pode executar o clareamento;
- Também pode eliminar lesões indesejáveis verrugas ou pequenos tumores vasculares;
- Deve ser aguardado um período de 30 dias entre as seções para que o estímulo térmico nos tecidos se manifeste em forma de espessamento da mucosa e produção de colágeno e elastina;
- Em até 7 dias após a aplicação, a paciente já pode voltar a ter relações sexuais.
A novidade no mercado para tratar escurecimento vaginal é o LASER ATHENA®, que oferece um procedimento completo, seguro e da mais alta tecnologia. Deseja se cuidar e agendar um horário com um médico? Procure um médico aqui e agende um horário hoje mesmo.