Como minimizar a aparência das linhas de expressão?

Envelhecer pode ser uma questão complicada para muitas pessoas por vários motivos. Esteticamente, o aparecimento das linhas de expressão pode prejudicar a autoestima. Felizmente, há muitos avanços na dermatologia e estética no quesito rejuvenescimento facial, motivo pelo qual há diversas formas de minimizar as aparências dessas linhas. Veja a seguir!

Envelhecimento e rejuvenescimento facial

Nosso corpo envelhece quando nossas células começam a morrer e não são substituídas por novas, processo que ocorre na juventude. A pele é o órgão que mais reflete a passagem do tempo. Vários são os motivos que interferem na nossa aparência, como saúde, hábitos alimentares, estilo de vida e, claro, radiação ultravioleta.

O envelhecimento da pele pode ser:

  • Cutâneo intrínseco ou cronológico: decorre da passagem do tempo e é determinado por fatores genéticos, reações metabólicas e estado hormonal. A gravidade atua e aparecem as linhas de expressão, diminui a espessura da pele e aumenta o ressecamento cutâneo.
  • Extrínseco: provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais (estilo de vida e estresse).

A pele passa por alguns processos ao envelhecer. No primeiro momento, a produção de colágeno diminui e se torna insuficiente, causando o aparecimento de linhas de expressão e a perda de luminosidade. Em seguida, as fibras de preenchimento da pele se renovam de forma inadequada, fazendo aparecer rugas profundas e começando a perder a firmeza. Por fim, a pele madura perde densidade e contorno facial diante do metabolismo reduzido e da insuficiente produção de colágeno.

Tratamento para linhas de expressão

Para lidar com esses problemas decorrentes do envelhecimento, em especial com as linhas de expressão, podemos utilizar o ultrassom, o microagulhamento e o laser. A escolha por um deles deve ser feita em conjunto com o médico.

Ultrassom

O ultrassom microfocado atinge as camadas mais profundas da pele por meio do calor, sendo um procedimento não invasivo. O calor provoca áreas de contração imediata do colágeno, estimulando sua formação entre 2 e 6 meses pós-tratamento. Ele também reduz a gordura na região. No pescoço, por exemplo, melhora a papada e o contorno mandibular.

É um procedimento eficiente para o rejuvenescimento facial.

Microagulhamento

O microagulhamento atua de forma semelhante ao ultrassom, porque estimula o colágeno da pele, atenuando os sinais de envelhecimento, como as linhas de expressão. Por meio de agulhas muito finas, o equipamento causa microperfurações na pele, induzindo um processo inflamatório no local, o que estimula as células responsáveis pela produção de colágeno.

Laser

O laser, seja ele laser CO2 ou laser fracionado ( Etherea-MX), atua com a aplicação de energia que promove a vaporização do tecido tratado por meio do dano térmico. O resultado é eliminar linhas de expressão, lesões pigmentares benignas e outros sinais de envelhecimento. Sua função é a mesma dos outros tratamentos, que é estimular a renovação celular da pele.

A vantagem do laser é demonstrar resultados favoráveis em pouco tempo e recuperação rápida. Uma das opções é o LASER em picossegundos que é uma tendência global no tratamento de pele para diferentes fototipos em qualquer época do ano, promovendo o rejuvenescimento sem donwtime.

Para minimizar a aparência das linhas de expressão e recuperar a autoestima, a mulher deve procurar seu médico de confiança. Ele indicará o melhor tratamento de acordo com os anseios de sua paciente, tendo como uma das opções eficazes o laser.

Quer saber mais sobre os efeitos do envelhecimento na pele e como tratá-los? Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/blogtratamentosalaser/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *