Conheça a solução para onicomicose

Quem já teve onicomicose sabe o tanto que essa infecção de unhas pode incomodar. Ela pode ser proveniente do famoso “pé de atleta” (frieira), que também é uma infecção que se desenvolve nos pés e pode atingir as unhas. Atualmente, existem boas opções de tratamento para essa condição, como é o caso do laser Nd:YAG.

O que é onicomicose?

Micose é o nome genérico dado a vários tipos de infecções causadas por fungos. A onicomicose é a infecção fúngica que acomete as unhas e o tecido ao redor (dobras periunguiais), sejam das mãos ou dos pés. Por ser maior e por ficar em ambiente mais fechado, a unha do dedo grande do pé é o ponto mais vulnerável.

Existem algumas pessoas que são mais propensas a apresentarem onicomicose, tais como:

  • Adultos acima dos 40 anos, que sofrem com o crescimento devagar das unhas;
  • Esportistas que sofrem microtraumas repetitivos que provocam lesões na pele, servindo como porta de entrada para os fungos;
  • Pessoas com sistema imunológico debilitado e diabéticos;
  • Pessoas com histórico familiar da doença, dentre outras.

Como é o tratamento para essa infecção de unhas?

O tratamento para esse tipo de infecção de unhas depende de avaliação médica. Com um diagnóstico precoce, o estágio das lesões são iniciais, o que proporciona resultados mais rápidos no combate à onicomicose.

Os medicamentos antifúngicos podem ser indicados pelo médico, que podem ser:

  • Uso tópico: o paciente utilizará cremes, soluções (tioconazol) e esmaltes (amorolfina);
  • Via oral: medicamentos, como itraconazol, terbinafina e fluconazol.

Em geral, os casos mais graves de onicomicose são tratados com a combinação da medicação para uso externo e por via oral. Porém, nem todos os pacientes suportam essa conduta terapêutica devido a possíveis efeitos colaterais indesejáveis. Há, por exemplo, contra indicação para pessoas com função hepática alterada.

Quando a resposta ao tratamento convencional é insatisfatória, a remoção cirúrgica da unha se torna uma opção. No entanto, o uso de laser vem sendo cada vez mais cogitado para o tratamento da onicomicose.

Nd:YAG

Há pessoas que acham que a onicomicose não tem solução, mas há sim. O LASER ZYE® ou o ETHEREA-MX®, com sua ponteira LongPulse® (que possui o laser Nd:YAG), é uma das melhores possibilidades de tratamento. Ele provoca a desnaturação do fungo através do efeito foto térmico, proporciona melhora no aspecto da unha e é indicado para pacientes que não respondem de maneira satisfatória aos tratamentos convencionais.

São necessárias de 2 a 8 sessões, em intervalos de 15 a 30 dias, a depender do paciente. As infecções de unha, como a onicomicose, são chatas de se tratar em alguns casos. A ideia principal é sempre prevenir a condição, adotando cuidados básicos de higiene, como manter as unhas curtas e limpas.

Se você está sofrendo com a onicomicose, procure seu médico e converse com ele a respeito do tratamento a laser!

Conheça mais sobre tratamentos a laser. Siga nosso Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *