O envelhecimento é uma das causas naturais para o surgimento do cabelo branco masculino — e também nas mulheres. Acontece que existem outros fatores que podem estimulá-lo a aparecer de maneira precoce na cabeça.
E, para muitos, isso pode ser um bom sinônimo de desconforto e de adoção de medidas imediatas de disfarce, como a tintura artificial dos fios. Por isso, gostaríamos de discutir, ao longo deste post, os fatores que mais influenciam a precocidade do cabelo branco masculino e os métodos de prevenção mais frutíferos. Confira!
Como os cabelos brancos surgem?
O cabelo branco masculino é resultado do estresse oxidativo epidérmico — um acúmulo de peróxido de hidrogênio nos folículos. Isso faz com que eles percam a sua cor natural de dentro para fora, bloqueando a substância que dá a cor natural do seu cabelo.
A diferença no processo está naquela fase natural de transição para os fios brancos, da fase adulta, do momento em que o cabelo branco masculino aparece muito cedo.
Quais fatores influenciam seu surgimento?
O fator genético é um dos principais motivos para que o cabelo branco masculino dê as caras precocemente. Só que isso também pode ser influenciado — direta ou indiretamente — por outras condições, como:
- Má alimentação;
- Deficiência nutricional, como a falta de vitaminas, como a do complexo B5, e o ácido pantotênico, entre outras;
- Tabagismo;
- Excesso no consumo de bebidas alcoólicas;
- Estresse;
- Depressão;
- Problemas hormonais.
O cabelo masculino é afetado antes do feminino?
Em geral, o cabelo branco masculino surge com antecedência se comparado aos fios de cabelo de mulheres. Para eles, a média aceitável para a chegada dos primeiros fios grisalhos gira em torno de 30 anos de idade. Para elas, cerca de 5 anos depois.
Existe idade apropriada?
Qualquer situação que ocorra antes do quadro acima citado, e com bastante intensidade, já valida a importância do diagnóstico médico para conhecer a causa.
Só que o surgimento do cabelo branco não deve ser algo a ser considerado perigoso. O grande problema com os fios brancos precoces está no aspecto estético. Muitos ainda consideram algo ruim, e tentam buscar medidas preventivas ou que revertam a situação — como a já citada tintura.
Já existem tratamentos que adiem os cabelos brancos masculinos?
Como vimos, alguns fatores que estimulam os fios brancos são decorrentes de nossos hábitos de vida. Por isso, o mais indicado — como método de prevenção — é a mudança desse estilo e comportamento, evitando que o cabelo branco masculino bata à porta muito cedo.
Além disso, existem produtos que visam a proteção do DNA contra os melanócitos que prejudicam a pigmentação dos fios. Só que, uma vez que o quadro já se espalhou pelo couro cabeludo, a solução é paliativa — tonalizantes, tinta para o cabelo e outros produtos.
É importante buscar o dermatologista?
Sim, especialmente se o seu caso de cabelo branco masculino está relacionado à ausência de vitaminas ou por conta dos radicais livres e da microcirculação do couro cabeludo. O dermatologista poderá identificar o motivo e apontar algum tratamento mais eficaz para frear a ação.
Viu como é possível lidar melhor com esse tipo de situação? Agora, para ficar sempre por dentro de outras dicas e novidades que visam o fortalecimento dos cabelos, acompanhe-nos em nosso Instagram!