Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, é mais comum na face, mas também pode ocorrer em outras áreas, como braços, pescoço e colo. É mais frequente em mulheres, porém ocorre também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. As manchas costumam surgir nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço).
Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers. Há algumas formas de energia luminosa que podem ajudar no conjunto de medidas para clarear o melasma, dentre elas se destaca a LUZ INTENSA PULSADA.
A luz pulsada é bem versátil e conta com diversas indicações, agindo na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, estimula colágeno, em ação anti-inflamatória, antibacteriana, auxilia na remoção de diferentes manchas na face e mãos. Apresentando bom resultado também no tratamento e controle do melasma.
Esta modalidade de tratamento deve ser feita com cuidado para não gerar mais pigmentação, motivo pelo qual deve ser realizada com um bom equipamento e por um profissional habituado às fontes de energia luminosa, como o dermatologista.
Com a associação de técnicas podemos alcançar melhores resultados. É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
O uso de cremes com vitamina C e outras substancias clareadoras para uso domiciliar, associados à Luz Intensa Pulsada, LASER Nd-YAG, IPCA e Drug Delivery tem demonstrado ótimos resultados com efeito duradouro.
A maior prevenção para o melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.
Quer conhecer mais sobre tratamentos a laser? Siga nosso Instagram!