Aprenda como manter a dieta nas férias e para sempre

Sol, descanso, diversão e… muitas delícias na mesa! Descobrir como manter a dieta nas férias é um desafio para quem faz questão de desfrutar das delícias gastronômicas do destino, mas não quer voltar da temporada de descanso com quilos extras na balança.

Acredite, essa equação não é assim tão complexa. Com algumas medidas simples, dá para aproveitar sem culpa os prazeres da boa mesa sem trazer da viagem mais do que boas lembranças. Saiba como!

Aprenda como manter a dieta nas férias em 4 passos

1. Adote a lei da compensação

Seria irreal esperar que, durante o período de férias, você não se permita experimentar pratos diferentes da sua rotina e, consequentemente, mais calóricos.

Por isso, em vez de tentar privar-se de tudo — e ficar frustrada se não conseguir — o ideal é selecionar melhor aquilo que você faz questão de experimentar e adotar a lei da compensação.

Se você não abre mão de comer aquela sobremesa deliciosa do restaurante, que tal pedir um prato mais leve, com legumes de acompanhamento no lugar de risoto ou massa? Seu ponto fraco é o vinho? Então é uma boa ideia passar longe da sobremesa.

Fazer uma seleção daquilo que é realmente importante para você evita os quilos extras sem que você perca o prazer de comer bem e confraternizar com os amigos.

2. Beba água

A dica parece batida, mas acredite, muitas calorias extras podem ser evitadas se você prestar atenção aos sinais do seu corpo.

Como um dos primeiros sintomas de desidratação é a fome, é bem provável que aquela vontade de comer algo “que você não sabe o que é” possa ser sanada com um copo de água gelada.

O ideal é que você leve uma garrafinha com você e vá bebendo aos poucos, sempre que sentir sede, deixando para comer quando realmente estiver com fome.

3. Leve seu lanche para a praia

Se a ideia é manter a dieta nas férias, preparar o lanche que você leva para a praia pode ser um aliado de peso. Em geral, os alimentos vendidos nestes locais são muito calóricos e de baixo valor nutricional.

Batata frita, sorvete, salgadinho… Tem certeza que você vai querer consumir calorias extras dessa maneira? Que tal levar um sanduíche de pão integral com atum e queijo branco — ou outro recheio levinho de sua preferência — e deixar para comer algo fora da dieta em um bom restaurante local, por exemplo?

4. Reduza o tamanho das porções

Outra medida eficiente para manter a dieta nas férias é trocar as privações excessivas por um cuidado maior com o tamanho das porções. Afinal, aproveitar algumas tentações gastronômicas não é sinônimo de comer de tudo em quantidades exageradas.

Vai viajar para o Nordeste e não abre mão de comer uma boa moqueca? Reduzir as porções de arroz e outros acompanhamentos ajuda você a desfrutar do prato principal sem ganhar peso extra na balança.

Quer muito experimentar aquele bolo recheado e com cobertura açucarada? Que tal pedir um pedaço menor ou, se não for possível, convidar uma amiga para dividir a sobremesa com você?

Gostou de entender como manter a dieta nas férias sem abrir mão dos prazeres gastronômicos? Então aproveite para ler agora nosso post sobre exercícios nesse período e descubra como não perder o ritmo na malhação mesmo sem academia por perto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *