Dieta para fim de ano: como não engordar

dieta para fim de ano

Dezembro é sempre igual: além das ceias de Natal e de Réveillon, tem as comemorações com o pessoal do trabalho, com as colegas da faculdade, com a turma do curso de inglês… todas regadas a muita comida e bebida.

Por isso, quem não quer ver o ponteiro da balança subir, pode apostar em uma espécie de dieta para fim de ano. São medidas simples, mas que vão ajudar você a entrar em 2019 sem nenhum quilo extra. Saiba mais!

Dieta para fim de ano: 4 dicas para não engordar

1. Não fique tempo demais sem comer

Um erro bastante comum de quem não quer ganhar quilos extras no fim do ano é passar um longo período sem comer na tentativa de compensar os excessos que serão cometidos nas ceias de Natal e Réveillon ou nas muitas comemorações que antecedem essas datas.

No entanto, isso só deixa você com mais fome e aumenta as chances de que você acabe exagerando.

Em vez disso, procure incluir em sua dieta para fim de ano um lanche leve antes de sair para essas comemorações, como uma salada ou um sanduíche de pão integral. Assim, você chega ao evento com menos fome e não corre o risco de comer demais sem qualquer necessidade.

2. Faça substituições inteligentes nas ceias

Mesmo quem faz questão de manter o peso intacto durante as festas de final de ano não precisa abrir mão do seu prato predileto. No entanto, é importante priorizar seus preferidos e fazer substituições inteligentes nos demais itens.

Não abre mão do peru recheado que é tradição na família? Então aproveite a delícia com moderação, mas troque os acompanhamentos pesados e gordurosos pelo arroz integral ou por uma salada bem colorida e o panetone pela salada de frutas.

Se para você, o melhor da festa é mesmo a sobremesa, também não tem problema! Nesse caso, coma uma fatia generosa do seu doce favorito, mas faça uma refeição leve, priorizando as carnes brancas e os legumes.

3. Fique atenta ao excesso de bebidas alcóolicas

Você faz tudo certinho e não exagera na comida, mas sempre acaba ganhando uns quilos extras nessa época do ano? A culpa pode ser do excesso de bebidas alcóolicas. Uma taça de champagne, por exemplo, tem cerca de 110 calorias, enquanto um copo de batida possui 251!

Se para você for difícil abrir mão dos drinks durante as festas de fim de ano, procure ao menos limitar o consumo. Uma boa dica para não exagerar é intercalar o álcool com água: assim, você hidrata o organismo, diminui as chances de ficar embriagada e, consequentemente, de ganhar quilos extras!

4. Não abra mão da atividade física

Você se conhece bem e sabe que, por maiores que sejam seus cuidados com a dieta para fim de ano, vai acabar cometendo alguns excessos? Então ao menos não abra mão das atividades físicas!

Se você já se exercita regularmente, a dica é fazer um treino caprichado no dia da ceia, priorizando grandes grupos musculares — alô, membros inferiores! — para ajudar a acelerar o metabolismo e garantir que ele trabalhe a seu favor nas horas seguintes.

Evite também ficar parada no dia seguinte: se a academia estiver fechada, que tal aproveitar para reunir a família para uma caminhada em um parque próximo ou mesmo pelas ruas do bairro?

Gostou de conhecer algumas dicas de dieta para fim de ano que vão ajudar você a não engordar no período de festas? Se você quiser saber mais sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, não se esqueça de curtir agora mesmo o Facebook do programa  Bottoms UP® !

One thought on “Dieta para fim de ano: como não engordar

  1. Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *