A saúde feminina evoluiu com as mulheres, que cada vez mais se cuidam e se conhecem intimamente. Diante desse novo perfil de pacientes, os ginecologistas precisam buscar novas alternativas e se atualizar constantemente.
De 1974 até hoje, o laser é reconhecido e utilizado na dermatologia, cirurgia plástica e cirurgia vascular – obviamente, não é uma nova tecnologia, apesar de manter-se na vanguarda dos tratamentos mais modernos disponíveis nos dias de hoje. A novidade aqui é a nova abordagem dada para o LASER.
Os LASERs ablativos – Er:YAG, em 2,940 nm ou CO2, em 10,600 nm – são amplamente utilizados pela dermatologia e cirurgia plástica há mais de 30 anos. No entanto, a abordagem para rejuvenescimento íntimo é recente no universo da ginecologia.
Os ginecologistas começam a se abrir para estas possibilidades, o que envolve, além da atualização, certo grau de empreendedorismo, pois é necessário introduzir novas unidades de negócio dentro do seu consultório.
O tratamento a LASER da saúde feminina
A novidade no mercado é a ponteira a LASER ATHENA®, que foi criada para promover a melhoria da saúde feminina na fase da pós-menopausa, atuando com precisão, segurança e eficácia no tratamento da atrofia vulvovaginal, ressecamento vaginal e combate à incontinência urinária. O diferencial da tecnologia é sua capacidade de atuar tanto na parede interna do canal vaginal quanto na região externa dos grandes lábios e virilha.
Confira suas principais funções nos tratamentos.
Incontinência Urinária Leve
A técnica pode reduzir ou até mesmo eliminar a incontinência urinária. O laser se aplica nessa situação de maneira indolor e sutil, sem internação hospitalar, cortes ou suturas, sem colocação de corpos estranhos e períodos de longos repousos.
Atrofia Vulvovaginal na Menopausa
Estimula a resposta cicatricial local e aumenta a hidratação natural da região, induzindo, ainda, ao efeito de contração de colágeno para o tratamento da síndrome gênito-urinária da menopausa.
O transdutor LASER é inserido no canal vaginal e os disparos são feitos em forma de pulsos espaçados. O procedimento dura de 5 a 10 minutos e é semelhante ao exame de ultrassom intravaginal.
Clareamento Externo da Região Íntima
Atua com o efeito do LASER peel, agindo na remoção da camada epitelial do tecido, resultando no clareamento da região.
Estímulo de Colágeno e Melhora do Aspecto Estético
O LASER atua no estímulo do colágeno em parte da derme, induzindo o processo cicatricial e consequente neocolagênese da região. O resultado é a indução ao efeito de tightening dos pequenos e grandes lábios, tratando, dessa maneira, a flacidez local e o aspecto estético associado.