Você sabe como seu corpo funciona? Nós somos um complexo sistema orgânico que causa muitas dúvidas, e uma delas diz respeito ao metabolismo. Muito se houve falar dele quando pensamos em dietas, atividades físicas e idade. Não sem razão. Ele possui relação direta com esses fatores. Mas como acelerar o metabolismo, que é o sonho das mulheres que desejam ter um corpo saudável, sem celulite? Entenda melhor!
Como funciona nosso metabolismo?
O metabolismo é um conjunto de reações químicas responsável pela produção de energia e calor e pela síntese e degradação de substâncias que garantem nossas necessidades estruturais e funções fisiológicas.
Ele se divide em anabolismo, que é o momento de construção de moléculas (síntese), e catabolismo, que é a quebra de substâncias complexas em simples, garantindo a liberação de energia.
O funcionamento do metabolismo pode se modificar por vários fatores, como hormônios, déficit de minerais ou de vitaminas. Por isso, o desempenho do metabolismo varia conforme o indivíduo: parte dele é determinado pela genética, mas outra parte depende da idade e do estilo de vida. Não há como acelerar o metabolismo sem mexer nesses fatores.
Com o passar do tempo, os órgãos envelhecem e ocorre a perda de massa muscular, o que provoca menor gasto de energia, desacelerando o metabolismo. Com o passar da idade, muitas pessoas ganham peso, porque continuam comendo o mesmo tanto, mas não possuem a mesma necessidade, já que é necessário menos energia. Para evitar isso, como acelerar o metabolismo?
Como acelerar o metabolismo?
Se você quer saber como acelerar o metabolismo, pense que precisa aumentar a liberação de energia. Para isso, a melhor forma é ganhar massa muscular. Quanto mais músculos no corpo, mais energia o organismo deve gastar para mantê-los saudáveis.
Entretanto, para que isso aconteça, a energia deve vir da gordura. O que ocorre é que, em muitos casos, ela vem do próprio músculo, o que demonstra um desequilíbrio no corpo por déficit de vitaminas e alguns minerais.
Só há como acelerar o metabolismo de forma precisa quando há um ajuste nutricional combinado com a atividade física. Para fazer esse ajuste, é muito recomendado a consulta com profissionais da área, que pedirão exames de sangue para medir as calorias que cada organismo gasta para trabalhar e quais são as fontes de energia mais requisitadas.
Entretanto, é sabido que alguns alimentos e atividades ajudam a acelerar o metabolismo.
Alimentação
Os chamados alimentos termogênicos são aqueles que estimulam nosso sistema nervoso simpático, acelerando a frequência cardíaca e o gasto energético. Em outras palavras, aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo.
Bebidas com cafeína e xantinas (café e chá), por exemplo, aceleram a queima de gordura. Porém, quando ingeridos cronicamente, o corpo acostuma. Por isso, segue uma lista de alimentos que podem ajudar também:
- Pimenta vermelha;
- Chá verde;
- Canela;
- Gengibre;
- Ômega 3 (também auxilia a não reter líquido);
- Fibras naturais;
- Água (presente na maioria das funções do organismo).
Atividade física
A prática de atividade física é fundamental para provocar a queima de gordura. Não há como acelerar o metabolismo sem colocar o corpo em movimento. Os treinos de alta intensidade, por exemplo, mantém o corpo gastando calorias mesmo após a atividade. A musculação, por proporcionar ganho de massa muscular, também auxilia nessa tarefa.
Em suma, exercite-se. A atividade física modifica o DNA para acelerar o metabolismo e traz muitos benefícios para a saúde.
Agora que você sabe como acelerar o metabolismo com alimentação e atividade física, poderá sentir efeitos positivos sobre a saúde, inclusive emagrecimento. Mas cuidado com o estresse e com a falta de sono, que prejudicam o sistema metabólico.