A caspa na sobrancelha é um problema mais comum do que imaginamos. Podendo afetar homens e mulheres – mas principalmente homens, esse é um problema que causa desconforto, já que a caspa pode ficar aparente. Além disso, se negligenciado seu tratamento, pode evoluir para uma dermatite seborreica.
Entenda como a caspa surge na sobrancelha e em outras regiões inusitadas e saiba como evitá-la e tratá-la de forma eficiente.
Como surge a caspa na sobrancelha?
Engana-se quem acha que o único lugar onde a caspa pode aparecer e se proliferar é o couro cabeludo. A descamação característica que dá origem à caspa também pode aparecer no bigode, barba e, como já dito, na sobrancelha.
Em geral, a origem desse tipo de problema acontece quando a pele está excessivamente oleosa. Ou seja: embora a caspa na sobrancelha possa causar um mal-estar social, ela não está exclusivamente relacionada aos maus hábitos de higiene, por exemplo, como podem acreditar.
Outros fatores também podem motivar o surgimento da caspa na sobrancelha. Casos de:
- produtos químicos utilizados pelo usuário;
- fungos na área afetada;
- alterações hormonais.
É bom destacar, também, que o estresse pode ocasionar esse tipo de problema, influenciando na produção excessiva de sebo na região, dando lugar a uma dermatite seborreica.
O que é dermatite seborreica?
A dermatite seborreica é uma inflamação que faz com que a pele passe por descamação, dando origem a um maior volume de caspas esbranquiçadas e amareladas. Quando o surgimento de caspa na sobrancelha é ignorado, alguns sintomas característicos podem acompanhar o problema da dermatite, como:
- coceira;
- vermelhidão;
- irritação na pele;
- queda dos pelos.
São sintomas muito parecidos com os da queda de cabelo quando motivada pela oleosidade excessiva que causa a caspa. Só que essa inflamação cutânea acontece a partir de um acúmulo maior de sebo e, quando a pessoa não dá a devida atenção ao problema, os característicos flocos de caspa deixam de ser o principal sintoma, podendo evoluir para a queda dos pelos na região afetada.
Como tratar caspa na sobrancelha?
A prevenção é a primeira atividade recomendada por especialistas para evitar o surgimento da caspa na sobrancelha. Para tanto, o ideal é que a pessoa lave o rosto 3 vezes ao dia, pelo menos. Isso faz com que o controle de oleosidade seja mais eficiente.
Mas, caso o problema já tenha tido início, é importante avaliar com um médico especialista o melhor tipo de xampu anticaspa e usá-lo durante o banho.
De qualquer forma, o ritual de lavar o rosto com mais frequência permite que o problema não volte, garantindo mais saúde à sua pele.
O impacto da alimentação para evitar as caspas
A natureza também conserva boas possibilidades para combater a caspa na sobrancelha com alguns alimentos. As principais opções você confere logo abaixo:
- esfregue couve na área, deixe agir por alguns minutos e, em seguida, remova com água morna;
- ferva a beterraba e use a água (espere-a amornar) para enxaguar a região afetada;
- o suco de maçã, quando aplicado na área por cerca de 20 minutos, também pode ajudar a regular a produção de oleosidade.
E então, o que achou das nossas dicas para controlar a caspa na sobrancelha? Quer se informar mais a respeito da saúde do seu couro cabeludo? Então acompanhe nosso perfil no Instagram!