Cuidar do corpo: 5 ações que você pode adotar agora!

Um dos maiores desafios que encontramos frente a uma rotina tão corrida, é arrumar um tempinho para cuidar do corpo. Com tanta coisa para fazer, seja no trabalho, em casa ou até mesmo nas horas vagas, não sobra espaço para cuidar da saúde. São tantas preocupações, compromissos e tarefas urgentes que quando vê o dia já passou e você não fez absolutamente nada do que tinha se programado.

Além da falta de tempo, outro fator que impede muitas mulheres de se cuidarem da forma correta é o gasto com produtos e cosméticos, que normalmente costumam ser bem caros. Mas quem disse que para cuidar do seu corpo é preciso gastar muito dinheiro? Ou até mesmo perder muito tempo?

Existem cuidados básicos e simples que podem ser inseridos na rotina de forma prática e barata. Além de serem tão eficientes quanto os produtos de mercado, eles também são ótimas iniciativas para melhorar a autoestima e modificar seus hábitos diários.

Como cuidar do corpo?

Criar “rituais” pessoais de autocuidado é uma excelente alternativa para cuidar de si e preservar o seu bem-estar. Separamos 5 ações para te ajudar nessa tarefa de cuidar do corpo e adotar novas práticas de  manutenção da sua saúde.

1. Respiração e Equilíbrio

Muitas pessoas não dão atenção a esse fator, mas a respiração é essencial para regular diversas funções do corpo. Seja através de uma meditação ou mesmo de pequenos exercícios respiratórios praticados durante o dia, ela te ajuda a manter o equilíbrio e diminuir a ansiedade. Tire apenas 5 minutinhos por dia e faça uma respiração consciente pelo diafragma.

2. Alimentação natural e bastante líquido

Você já ouviu falar aquela célebre frase “você é o que você come”?. Ao invés de ficar preocupada com qual dieta seguir, porque não estabelecer uma rotina de alimentação saudável? Aposte em pequenos programas detox para limpar o corpo e aproveite os benefícios da alimentação natural. Beber líquidos saudáveis como água e sucos naturais também são ótimas alternativas.

3. Cuidados naturais com o cabelo e a pele

Aí vai uma dica caseira para você inserir no seu ritual semanal. Faça uma esfoliação corporal caseira com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de mingau de aveia e 1 colher de sopa de água.

Massageie bem a região e deixe agir por um tempinho, depois enxágue. Para o cabelo, aplique óleo de coco natural e deixe agir durante a noite, no dia seguinte lave as madeixas e aproveite o brilho e a hidratação dos seus fios.

4. Atividades físicas e caminhadas livres

Não é preciso falar como a prática regular de atividades físicas é imprescindível para estabelecer hábitos mais saudáveis e oferecer os cuidados que o seu corpo merece.

Se você não gosta de academia, aproveite uma caminhada ou corrida ao ar livre, marque uma partida de vôlei com os amigos ou dedique-se à esportes aquáticos, eles são excelentes para a saúde e super relaxantes.

5. Cuide do seu coração e dos seus sentimentos

Cuidar de você, estar de bem com quem você é, com a sua vida e com as pessoas que o cercam não tem preço. Assim como tudo na vida, a positividade é um hábito. Pratique o exercício da gratidão todos os dias ao levantar da cama, converse e passe bons momentos com pessoas que você gosta. Cuide-se!

Gostou das dicas para adotar em sua rotina? Aproveite para começar hoje mesmo a cuidar do seu corpo. Ah, e para reforçar os novos hábitos com práticas saudáveis, é importante se preocupar sempre com a hidratação do corpo. Saiba quantos litros de água você deve beber por dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *