Apesar de não ser um assunto tão difundido, a Flacidez Vaginal acomete mulheres há tempos e, de acordo com uma pesquisa publicada no Current Opinion in Urology Journal, cerca de 76% das mulheres têm risco de desenvolvê-la em algum momento da vida.
Muitas pacientes até sofrem sem saber, e ainda apresentam outros problemas advindos da flacidez vaginal, como a dispareunia (dor durante a relação sexual) e a ausência de libido. Não é à toa que, no Brasil, 8,2% das mulheres se queixam de absoluta falta de desejo sexual.
Por isso, é tão importante deixar os tabus de lado e informar-se a fim de alcançar qualidade de vida e bem-estar. Conheça os benefícios dos tratamentos disponíveis atualmente.
Você sabe o que é flacidez vaginal?
Flacidez Vaginal é um problema geralmente apresentado em mulheres acima dos 40 anos pois, com o passar do tempo, a pele – que é extremamente sensível na região – perde naturalmente a elasticidade e envelhece.
Outro fator causador é o afrouxamento do períneo (músculos da entrada da vagina), devido a múltiplos partos, por exemplo. O uso de doses altas de anabolizantes e fatores genéticos também são determinantes.
Quem faz cirurgia de redução de estômago também pode passar pelo mesmo problema por causa da grande perda de peso e do acúmulo de pele.
As causas agora você já sabe, mas você deve estar se perguntando: “como identificar essa condição?”. Pelos sintomas! Pacientes normalmente se queixam de frouxidão durante a relação sexual, aparência flácida da vagina e incontinência urinária, que pode ocorrer concomitante a flacidez.
Como tratar a flacidez vaginal?
A notícia boa é que existem tratamentos altamente eficazes e modernos para resolução do problema.
- Fisioterapia: para adquirir a consciência da musculatura, a fisioterapia é altamente indicada. Existe um treinamento chamado biofeedback, realizado com instrumentos que monitoram a contração muscular;
- Cirurgia plástica íntima: consiste na reconstrução e na diminuição dos grandes lábios, tratando a flacidez e demais deformidades.
- Perineoplastia: cirurgia realizada para reconstruir ou aproximar o períneo. Indicada pelos médicos para casos específicos;
- Tratamento a laser: extremamente procurado atualmente pelas pacientes nos consultórios, pois visa a melhora do colágeno, da elasticidade e da textura da pele. Além disso, é indolor para a maioria das mulheres, minimamente invasivo e possui um pós-cirúrgico excelente.
A novidade no mercado é o LASER ATHENA®, que oferece um procedimento rápido, virtualmente indolor e sem efeitos colaterais. Atua com precisão no tratamento da atrofia vulvovaginal, ressecamento vaginal e combate à incontinência urinária, bem como no rejuvenescimento vaginal. Seu diferencial no mercado é tratar a área externa e interna da vagina.
Benefícios do tratamento para Flacidez Vaginal
Muito além de questões estéticas, o tratamento resgata a autoestima da mulher, que passa a se sentir mais segura, confortável e bem consigo mesma. Entre os benefícios estão: a eliminação do desconforto para manter relações íntimas, vestir certas roupas e praticar algumas atividades já não faziam mais parte da vida das pacientes que procuraram tratamento.
Diversas pacientes quem chegam nos consultórios se queixam do constrangimento e do isolamento social que os sintomas apresentados causam em suas vidas. E não há nada melhor do que sentir-se plena e realmente confiante, certo?
Aqui mesmo no meu consultório há um caso que eu gostaria de compartilhar com você, leitora. Um casal me procurou e contou que no passado ainda casados com outros cônjuges, a mulher era discriminada pelo ex por ter vagina ampla e sem tônus muscular. Ele usava adjetivos que a humilhavam. No fim, separaram-se. Já o novo marido, contou que sua ex-esposa o rotulava como sendo portador de um pênis muito pequeno, o que o constrangia muito. Recém unidos pelo destino, o novo casal se apaixonou, porém as marcas dos relacionamentos tóxicos anteriores os importunavam e também, tecnicamente, enfrentavam dificuldades na relação sexual. Para a mulher foi indicado o laser genital e o homem foi aconselhado a submeter-se a uma bioplastia peniana. O caso foi resolvido e agora eles seguem felizes.
Quer saber se o tratamento íntimo é para você? Faça o download deste ebook que preparamos.