Refrigerante dá celulite: mito ou verdade

Você provavelmente já ouviu alguém dizer — ou mesmo já disse! — que o gás do refrigerante dá celulite e, por isso, tem evitado a bebida. Mas afinal, isso é mito ou verdade?

Será que o refrigerante realmente pode fazer surgir ou aumentar o aspecto de casca de laranja na pele provocado pela celulite? Entenda melhor!

Refrigerante dá celulite: mito ou verdade?

Na verdade, o gás utilizado para provocar aquela sensação tão característica quando você ingere a bebida não oferece nenhum potencial de causar celulite.

Portanto, a história de que esse componente em específico do refrigerante dá celulite não passa de um mito. No entanto,  a ingestão de comidas ou bebidas calóricas, com alto teor de açúcar,  pode sim favorecer o surgimento dos furinhos.

Isso porque a celulite é desencadeada por uma série de fatores, como flacidez, problemas na circulação sanguínea, ingestão de medicamentos que provocam alterações hormonais, como os anticoncepcionais, e, não menos importante, pelo sobrepeso.

Logo, ingerir as chamadas calorias vazias, que aumentam o consumo energético diário sem trazer qualquer tipo de nutriente para o organismo, contribui para o aumento da gordura localizada e, consequentemente, da celulite.

Para se ter uma ideia, apenas um copo da bebida tem em média 21 gramas de açúcar. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo diário de 25 gramas, o que quer dizer que você pode consumir até 84% da sua cota diária sem nem ao menos notar!

Em resumo, é o açúcar do refrigerante — e não o gás — que está por trás da celulite. Por isso, se você prefere água com gás e vive tentando diminuir o consumo para evitar os furinhos, pode comprar uma garrafinha agora mesmo.

O consumo regular da bebida — aliado, é claro, a uma dieta saudável, exercícios físicos regulares e tratamentos estéticos eficazes — pode inclusive auxiliar a atenuar o aspecto da celulite, já que deixa seu corpo mais hidratado e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Então o refrigerante zero não dá celulite?

Em teoria, se a grande questão no consumo de refrigerante é o açúcar, eliminá-lo da sua composição faria com que a bebida não contribuísse para a celulite, correto? Errado.

Isso porque embora não conte com açúcar em sua composição, o refrigerante zero açúcar é rico em sódio, mineral que interfere na eliminação de toxinas pelo organismo. Logo, quando consumida em excesso, a bebida pode favorecer a retenção de líquido, um dos principais agravantes da celulite.

Além disso, é sempre bom lembrar que refrigerantes em geral são ricos em aditivos, como corantes e saborizantes, que não oferecem qualquer benefício à saúde do seu organismo ou para o seu bem-estar.

Como você pode ver, o gás do refrigerante não dá celulite, mas o consumo de bebidas calóricas ou ricas em sódio pode sim favorecer o surgimento dos furinhos. Por isso, a melhor opção são mesmo os sucos naturais e, principalmente, a água!

Gostou de entender se é mito ou verdade que refrigerante dá celulite? Para descobrir ainda mais sobre o tema, leia agora mesmo o post “Celulite na mulher: porque temos e como diminuir”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *