Sintomas da má circulação sanguínea, como tratar?

Sintomas da má circulação sanguínea

Problemas no sistema circulatório podem provocar a morte súbita. Sim, e não dizemos isso para assustar, mas para alertar que é preciso estar atento aos sintomas da má circulação sanguínea. Especialmente as mulheres, que possuem variações hormonais nas diversas fases da vida.

A circulação sanguínea é a forma que nosso organismo possui de levar nutrientes para todas as células por meio das artérias e veias. Por isso é tão importante que esse mecanismo seja regular.  Veja a seguir os sintomas da má circulação sanguínea e como tratá-los!

Como e por que acontece a má circulação?

A má circulação pode decorrer de fatores físicos, mentais ou sintéticos. Com o passar dos anos, há um desgaste natural das artérias. Suas paredes passam a acumular gordura, e isso pode ser agravado por outros fatores, como um efeito cascata.

A gravidez e a menopausa, por exemplo, podem acarretar a má circulação. Na gravidez, o corpo feminino produz mais líquidos para irrigar a placenta, dificultando o trabalho das veias. Além disso, produz relaxina, hormônio que dilata as veias e dificulta o retorno do sangue ao coração. Na menopausa, a queda de estrogênio provoca modificações estruturais nos vasos sanguíneos.

Hábitos prejudiciais à saúde, como má alimentação, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de cafeína, sedentarismo e uso de roupas apertadas também contribuem para a má circulação.

Outros fatores que provocam má circulação são doenças cardíacas, renais ou pulmonares, hipertensão, colesterol alto, ansiedade, estresse, depressão e outras doenças.

Como ela afeta nosso corpo?

A má circulação pode provocar muitos impactos no corpo, como dores de cabeça, tontura, vertigem, perda de memória, falta de concentração, fadiga, retenção de líquidos, problemas nos rins, no coração e no fígado.

Também pode afetar cabelos e pele, provocando queda dos fios, caspas, pele seca, e o sistema digestivo, com má digestão, falta de apetite e prisão de ventre. As varizes são também uma resposta à má circulação.

Quais sintomas da má circulação sanguínea?

Os sintomas da má circulação se confundem também com os impactos que ela causa no organismo. Mas aqueles mais recorrentes são:

  • Inchaço, principalmente nos pés, tornozelos e mãos;
  • Mãos e pés frios;
  • Dor e cansaço nas pernas;
  • Cianose (roxo);
  • Angina (dor no peito);
  • Sensação de dormência e formigamento.

Como tratar?

O tratamento para os sintomas da má circulação depende da causa ou fator que a provoca. Mas o que é mais eficiente para o tratamento é mudar alguns comportamentos e adquirir hábitos saudáveis.

A prática de atividades físicas e bons hábitos alimentares, principalmente a redução de sal nas refeições, é uma ótima forma de combater o problema. Isso também contribui para manter o peso corporal na média do IMC.

Alternar as posições ao longo do dia, não permanecer longas horas sentada e usar meias de compressão elásticas também ajudam a tratar os sintomas da má circulação.

Caso você se depare com algum dos sintomas da má circulação sanguínea, procure um médico para avaliá-la. Especialmente se você está grávida ou no climatério, em que a retenção de líquidos é muito comum e provoca inchaço no corpo. Descubra mais sobre o inchaço no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *