13 alimentos ricos em colágeno para incluir na dieta

O cuidado com o corpo é uma das preocupações que todos nós devemos ter. Uma boa alimentação, aliada a hábitos saudáveis, é sinônimo de qualidade de vida. E há substâncias importantes, como o colágeno, que auxiliam em outras questões, como a celulite. Veja a seguir 13 alimentos ricos em colágeno para incluir na sua dieta!

O colágeno

O colágeno é uma proteína que representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Ela é produzida naturalmente pelo corpo, mas há alimentos ricos em colágeno, bem como cremes hidratantes e suplementos alimentares.

A ingestão desses alimentos é fundamental, já que, ao longos da vida, o corpo perde 1% de colágeno ao ano.

Sua função é dar estrutura, elasticidade e firmeza à pele e manter a integridade de músculos, tendões, ligamentos e articulações. Por isso, ele contribui para a prevenção de rugas, celulite e estrias, retarda o envelhecimento, combate a flacidez, fortalece unhas, cabelo e ossos, e auxilia no funcionamento do sistema linfático.

Com tantos benefícios, você já deve imaginar que é muito importante ingerir alimentos ricos em colágeno, certo? Veja alguns!

13 alimentos ricos em colágeno

Carnes, ovos e peixes

Todos esses alimentos são fontes de proteínas, estimulando a produção de colágeno no organismo.

Leguminosas

As principais leguminosas ricas em colágeno são o feijão e a soja. Enquanto soja possui genisteína (hormônio), que acelera a produção de colágeno e combate o envelhecimento, o feijão contém ácido fólico, importante para síntese do RNA e DNA. Também contêm silício, que auxilia na manutenção da rigidez celular.

Aveia

A aveia é um dos alimentos ricos em colágeno e age sobre tendões, músculos, cartilagens e articulações, amenizando dores causadas pela ausência da proteína.

Alimentos ricos em vitamina C

Frutas vermelhas, frutas cítricas e vegetais de cor verde-escura são alimentos ricos em vitamina C, que melhora a síntese de proteínas, que serão transformadas em colágeno.

As frutas vermelhas e os vegetais de cor verde-escura (couve, brócolis, espinafre) são também antioxidantes, combatendo os radicais livres e sua ação no organismo (envelhecimento do corpo, que diminui os níveis de colágeno). As frutas como morango e amora ainda combatem o excesso de oleosidade e a acne.

Gelatina

Um dos alimentos ricos em colágeno é a gelatina, que faz bem para unhas, pele e cabelo. Ela ainda pode ser ingerida como sobremesa de baixa caloria, sem estimular o aumento de peso.

Chá branco

O chá branco é um alimento que previne a ação das enzimas que destroem as proteínas presentes na pele, em especial o colágeno.

Oleaginosas

Castanhas, nozes e amêndoas são alimentos ricos em colágeno por serem fontes de vitamina E, importantes para estimular a produção da proteína. Elas também contêm ácidos graxos poli-insaturados, auxiliando na manutenção da vitalidade da pele.

Pimenta e tomate

Esses vegetais protegem a pele contra danos (ação semelhante a um protetor solar) e aumenta os níveis de colágeno no organismo. Isso porque eles contêm o antioxidante licopeno em sua composição.

Vegetais de cor laranja

Os vegetais de cor laranja são conhecidos por serem ricos em vitamina A, que restaura e regenera o colágeno danificado. Já ouviu dizer que cenoura e batata-doce são ótimos alimentos para a pele? Não sem razão! Eles se enquadram neste grupo.

Esses alimentos ricos em colágeno podem integrar sua dieta para que você usufrua dos benefícios que a proteína proporciona. Quer saber outras ações para cuidar do seu corpo? Leia nosso post sobre o assunto!

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