Anticoncepcional dá celulite? Entenda a relação

Quase 100 milhões de mulheres ao redor do mundo utilizam a pílula anticoncepcional, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. E provavelmente, grande parte delas se preocupa com a temível celulite. Por isso, é comum  perguntar se anticoncepcional dá celulite. Falaremos sobre o tema, mas não sem antes explicar como o efeito “casca de laranja” se forma no corpo, para que você entenda melhor essa relação. Confira!

Qual a origem da celulite?

A celulite é causada por um conjunto de fatores. Ela nada mais é do que uma alteração na epiderme causada pelo endurecimento das células e a criação de nódulos. E isso acontece devido à retenção de água, toxinas e gorduras nas células, o que causa alterações no tecido gorduroso localizado sob a pele.

Nosso organismo tem uma camada de fibras que conecta a superfície do tecido adiposo profundo até a derme e a epiderme. Essas pontes fibrosas podem repuxar a pele para baixo, fazendo surgir os furinhos da celulite.

Mas o anticoncepcional dá celulite? Esse método contraceptivo é uma das causas desse problema?

Anticoncepcional dá celulite?

A celulite está diretamente relacionada à retenção de líquidos, certo? Essa retenção pode ocorrer mais em pessoas que não têm hábito de praticar atividades físicas ou que têm uma alimentação desequilibrada. Porém, o anticoncepcional também pode causar a retenção de líquidos. Por isso, indiretamente pode-se dizer que anticoncepcional dá celulite.

Entretanto, é preciso destacar que fatores como obesidade, predisposição genética, alto consumo de doces e bebidas gasosas, má-circulação, tabagismo e outros podem ser os verdadeiros responsáveis por esse aspecto da pele.

Cabe dizer também que a retenção de líquidos está bastante associada aos anticoncepcionais que possuem progesterona em sua composição, que são aqueles em que a mulher não menstrua.

Mas, e agora? Se o anticoncepcional dá celulite indiretamente, o que é possível fazer para evitá-la?

O que fazer para evitar a celulite?

O primeiro passo para evitar a celulite é combater suas principais causas. Existem alimentos que favorecem o aparecimento do problema, como açúcar branco, gorduras e óleos, bebidas alcoólicas ou com gás e alimentos com alta taxa de sódio.

Considerando também que a celulite é causada pela retenção de gordura nas células da camada superficial da pele, a prática regular de exercícios físicos contribui bastante para eliminá-la. Agachamento, prancha com abdução das pernas, abdominal canivete e outros exercícios você pode, inclusive, fazer em casa.

Outra boa forma de combater a celulite é evitar o stress. Por isso, cuide bastante da sua mente, invista em rituais de beleza e autoconhecimento para que sua autoestima e sua confiança estejam sempre boas.

E por fim, há diversos tratamentos estéticos que podem ajudá-la com os furinhos e o aspecto de “casca de laranja”, sendo que alguns contribuem para diminuir a flacidez, como a radiofrequência.

Se o anticoncepcional dá celulite indiretamente devido à retenção de líquidos, você pode adotar outros hábitos saudáveis para cuidar do seu corpo e evitar o aparecimento do problema. E claro, evite os vilões. Quer saber quais são eles? Veja no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *