Biotina: para que serve?

Biotina para que serve

Muitas das pessoas que convivem com a queda de cabelo — dificultando até mesmo em encontrar o corte Ideal para cada formato de rosto — logo buscam alternativas para fortalecer os fios e minimizar a queda. E há quem encontre essa alternativa na biotina, sabia?

Mas, se o nome parece pouco popular para você, temos mais uma boa notícia: trata-se de uma vitamina que faz bem para o organismo e pode ser encontrada de diferentes maneiras. Na alimentação, inclusive.

Para ajudar você a fortalecer os cabelos, neste post vamos falar a respeito da biotina, os seus benefícios e como ela age em nosso organismo. Boa leitura!

O que é a biotina?

Ela é uma vitamina do complexo B e que atende também por outros nomes, como vitamina B7 e também como vitamina H.

Produzida no intestino, ela é obtida a partir de uma boa alimentação e o seu papel é bastante diversificado, estendendo-se ao metabolismo das gorduras, proteínas e também dos carboidratos.

Quais são os seus benefícios?

Entre os comprovados benefícios da biotina, podemos destacar os seguintes:

  • Fortalece a saúde da pele e permite um auxílio maior na reparação dos tecidos. A ausência de biotina deixa-a mais seca e escamosa;
  • Auxilia no controle da queda de cabelo, pois a falta dessa vitamina do complexo B enfraquece os fios;
  • Fortalece as unhas;
  • Contribui com a absorção mais qualitativa dos nutrientes;
  • Benefícios também para o sistema circulatório, permitindo uma boa redução do colesterol. Como consequência, também reduz os riscos de hipertensão na pessoa;
  • Manutenção dos níveis de açúcar;
  • Melhorias significativas no metabolismo — o que, indiretamente, pode ser associado à perda de peso trabalhada por meio de exercícios físicos e uma boa dieta;
  • Contribui com o aumento de massa muscular, também de maneira complementar às atividades acima citadas.

São muitos benefícios, portanto, e em diferentes frentes. Mas que tal falarmos, especificamente, a respeito de como a biotina ajuda a fortalecer o cabelo?

E os benefícios para o cabelo?

Muitos especialistas têm associado a biotina à produção de queratina, que é uma das proteínas mais importantes para a composição dos cabelos.

Além disso, por atuar diretamente no metabolismo das pessoas, a vitamina também desempenha um importante papel no fortalecimento dos fios.

A seguir, algumas das características que podem ser mencionadas nesse contexto:

  • Cabelos crescem mais fortes e resistentes;
  • Aparência jovial e saudável dos fios;
  • Ajuda a prevenir a queda — especialmente, quando associada à falta de nutrientes;
  • Ajuda a reparar a espessura dos fios.

Agora que já sabemos muito a respeito da biotina — e também do que pode causar a sua ausência no organismo — vamos entender onde ela pode ser encontrada em abundância.

Quais são as fontes de biotina?

Muito presente em alimentos ricos em nutrientes, a biotina pode ajudar na prevenção das temíveis entradas no cabelo e da queda acentuada.

Para tanto, é importante considerar o consumo dos seguintes alimentos:

  •         Amendoim;
  •         Tomate;
  •         Gema do ovo;
  •         Nozes;
  •         Cebola;
  •         Alface;
  •        Cenoura;
  •         Amêndoa;
  •         Couve-flor.

A carne vermelha e o leite também possuem boa concentração de biotina. Da mesma maneira, essa suplementação pode ser enriquecida a partir do consumo de outras vitaminas do complexo B.

Quer saber de outras dicas que ajudam no fortalecimento dos cabelos? Então, continue navegando em nosso blog para encontrar muitas outras novidades!

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