O que é o muco vaginal? Saiba tudo

Muco vaginal o que é

Nem tudo que aparece em sua calcinha é corrimento. Às vezes é o suor de um dia de calor ou de atividades físicas, outras vezes é muco vaginal, também chamado de muco cervical. É importante que a mulher saiba diferenciar as características de cada um para saber se está tudo bem com sua saúde íntima. Confira nosso post de hoje e saiba tudo sobre o muco vaginal!

O que é o muco vaginal?

O muco vaginal é uma secreção produzida no interior da vagina (parede vaginal e colo do útero). É uma substância viscosa, que muda de aparência conforme as fases do ciclo menstrual da mulher. Em outras palavras, as mudanças hormonais responsáveis pela ovulação estimulam produção do muco.

A menstruação é o início do ciclo. Em cada fase, o muco cervical apresenta um aspecto. Veja:

  • Fase pré-ovulatória: fluxo transparente, um pouco mais espesso do que água, sem cor e sem cheiro;
  • Fase de ovulação: a secreção é mais intensa e tem aspecto de “clara de ovo”, podendo ficar grudenta, mas sem cor ou cheiro.
  • Fase pré-menstrual: o muco fica mais espesso, adquirindo tons esbranquiçados ou amarelados.

muco vaginal

A função do muco vaginal é facilitar o caminho dos espermatozoides, especialmente na época da ovulação. Sua fluidez contribui para o trânsito dos espermatozóides até o óvulo. Já na fase pré-menstrual, ele fica mais espesso para evitar de conduzi-los, criando uma barreira contra eles. É o corpo avisando que a menstruação chegará em breve.

Como é o muco cervical na gravidez?

O muco cervical é bastante comum na gravidez, momento em que o corpo passa por mudanças físicas, psicológicas e hormonais. Uma delas é o aumento na secreção vaginal, com a maior produção de muco. Se no início da gestação o muco possui um aspecto leitoso e quase sem odor, com o passar dos meses ocorre uma mudança gradativa devido ao aumento de sangue na região da vagina.

Próximo ao parto, a secreção é volumosa, com aspecto gelatinoso, podendo ter traços de sangue. Isso ocorre porque o útero é revestido por um tampão mucoso (camada de muco interna), e essa secreção com tons entre o vermelho e o marrom indica sua saída. Mas isso não quer dizer que o bebê está para chegar, pois ele pode se regenerar.

Muco vaginal x corrimento vaginal

O muco vaginal não se confunde com corrimento. Como dissemos, o muco não apresenta cheiro nem outros sintomas. Por isso, se você identificar um odor ruim (“cheiro de peixe”), coceira ou ardência, é preciso procurar um médico, pois pode ser caso de corrimento vaginal que indique uma infecção.

Outro sintoma que pode diferenciá-los é a variação extrema de cor. Uma secreção esverdeada, muito branca ou marrom indica que não é somente muco vaginal. Ela pode estar associada com outras doenças.
O muco vaginal é algo comum durante o ciclo menstrual da mulher. É preciso ficar atento a seu aspecto para saber se ele pode indicar algo mais, como um corrimento decorrente de doenças e infecções. Saiba mais sobre o corrimento vaginal!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *