O tempo passa tão rápido que, muitas vezes, nem percebemos as mudanças na nossa personalidade e no nosso corpo. Quando nos damos conta, o metabolismo já não é o mesmo, as preferências são outras e adquirimos nova aparência.
As variações incluem as partes mais íntimas, como as genitais, que podem aparecer em qualquer idade: 35% das jovens, por exemplo, apresentam aumento dos pequenos lábios ou o aumento do monte de vênus (gordura localizada logo acima da púbis).
Já 65% a 75% das mulheres na faixa de idade de 40 e 60 anos podem perceber uma redução no volume dos grandes lábios que, muitas vezes, causa o aspecto enrugado. No entanto, se essas características incomodarem, há tratamentos íntimos que permitem conforto e o resgate da autoestima. Saiba quais!
Perineoplastia
Cirurgia realizada para reconstruir ou aproximar o períneo, um grupo muscular que fica na base da pelve, responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus).
Principais indicações:
- Mulheres com histórico de partos normais;
- Sensação de alargamento vaginal;
- Disfunções na sexualidade: eliminação de ar durante relação sexual e perda ou diminuição do prazer.
Ninfoplastia ou Labioplastia
Cirurgia que possui como objetivo reduzir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina.
Principais indicações:
- Incômodos estéticos;
- Dores na relação sexual.
Tratamentos para clareamento da virilha
O escurecimento da virilha pode ser tratado com cremes despigmentantes e ácidos – indicados por um médico especialista – aliados ao tratamento a laser, uma das soluções de estética vaginal mais procuradas pelas pacientes.
O laser executa o clareamento, elimina lesões indesejáveis como verrugas ou pequenos tumores vasculares e proporciona a melhora da estética vaginal.
Himenoplastia
Intervenção cirúrgica que visa reconstruir o hímen. Consiste na união das partes do hímen que se romperam, mas que ficaram ainda no canal vaginal. Indicado para casos em que o hímen foi lesado por trauma ou relação sexual.
Vaginoplastia
Procedimento cirúrgico que reconstitui a forma, o tamanho e o tônus muscular vaginal (ou seja, a anatomia vulvo-vaginal), aumentando o grau de satisfação sexual prejudicado pela gestação, partos naturais e menopausa.
Peeling Genital
Procedimento que promove clareamento da área externa da vagina a partir da renovação da derme, melhorando a elasticidade, a estética vaginal, a hidratação e aumentando a produção de colágeno.
Nas sessões de peeling, o profissional aplica uma combinação de diferentes ácidos, que são escolhidos de acordo com o tipo e cor da pele. Tratamento indicado para amenizar foliculite e cicatrizes de episiotomia, aquele cortinho na genitália que favorece o nascimento do bebê, por exemplo.
Bioplastia Genital
Trata-se do rejuvenescimento dos grandes lábios vaginais, através do procedimento com biopolímeros (moléculas gigantes formadas pela união química de muitas moléculas). Técnica de preenchimento profundo realizada em ambiente ambulatorial, sem necessidade de internação.
Tratamento para foliculite
A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos (raiz do pelo, a parte que fica dentro da pele), e gera incômodo, coceira e uma aparência desagradável da pele. O tratamento possibilita a redução dos pelos encravados por meio da aplicação do laser erbium (etherea).
A estética vaginal está diretamente relacionada ao estado de bem-estar e plenitude da mulher. Como você viu, há muitas opções de tratamento íntimo feminino. Mas antes de optar por qualquer uma delas, é importante procurar um médico especialista. Você pode encontrar os profissionais que nós recomendamos aqui.