O processo natural da vida é baseado em mudanças. Com o passar do tempo, nosso corpo se modifica, assim como nossa maneira de pensar e agir. Algumas mudanças são positivas, enquanto outras, nem tanto.
Uma mudança indesejada na vida das mulheres diz respeito à parte íntima: a assimetria ou hipertrofia dos pequenos lábios vaginais (excesso de pele na região, que ocasiona incômodo, dor, desconforto físico e estético).
Mas a medicina oferece uma solução cirúrgica para estes casos. Entenda o que é ninfoplastia e como essa cirurgia tem mudado a vida de tantas mulheres.
O que é ninfoplastia ou labioplastia
Indicada para maiores de 18 anos, a ninfoplastia é uma cirurgia íntima feminina de redução dos pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina.
Além do fator estético, algumas mulheres a procuram porque sentem dores durante a relação sexual ou possuem complicações na higienização da área, o que gera infecções.
Seja qual for o motivo para a paciente procurar a cirurgia, o importante é sentir-se bem com o resultado e receber acompanhamento médico.
Técnicas disponíveis da cirurgia íntima feminina
Antes de realizar o procedimento, a mulher deve consultar um médico para que ele avalie as suas condições e explique como o tratamento deve ser feito.
As principais técnicas de redução dos pequenos lábios pela ninfoplastia são:
- Laser;
- Ressecção em Cunha;
- Reesecção Longitudinal.
Laser
Cada vez mais utilizado na medicina e procurado pelas pacientes, o laser atua sendo disparado nos pequenos lábios, causando sua retração e diminuição. A anestesia aplicada é local, com sedação.
O laser estimula o colágeno da vagina, contribuindo para a restauração e hidratação do tecido, permitindo a aparência rejuvenescida. A cirurgia é muito simples e possui rápida recuperação (geralmente, a paciente recebe alta no mesmo dia).
É um procedimento prático e altamente seguro, sem necessidade de internação ou de ser realizado no ambiente hospitalar. Apresenta excelentes índices de satisfação, por isso as mulheres encontram no laser a solução ideal.
Ressecção Longitudinal
A técnica consiste na retirada de pele dos pequenos lábios vaginais. Dessa maneira, os pequenos lábios são nivelados com os grandes lábios. Desenha-se o excesso de pele em toda a sua extensão e esse é retirado com uma sutura absorvível.
A ressecção longitudinal é uma cirurgia íntima feminina mais complexa, que exige ainda mais detalhismo por parte do cirurgião plástico.
Ressecção em Cunha
Essa técnica é mais simples e não exige tanto do cirurgião como a ressecção longitudinal. Desenha-se uma cunha (um losango comprido) nos pequenos lábios. Retira-se todo o tecido em excesso e a sutura é realizada com fios absorvíveis.
Essa técnica não é muito utilizada, pois os resultados não são tão satisfatórios e minuciosos como no laser e na ressecção longitudinal.
A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia íntima feminina que devolve à mulher a sensação de plenitude e bem-estar.
Existem três técnicas principais de realizar esse procedimento, mas apenas um médico especialista poderá avaliar qual delas será a mais apropriada para seu caso e idade.
Agora que você já sabe o que é ninfoplastia, você entende que conhecer a sua região íntima é imprescindível para a autoestima e qualidade de vida, por isso, avalie como está sua saúde íntima com este e-book e fique por dentro do assunto!