Low carb: dieta elimina gordura com gordura boa

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Provavelmente você já deve ter ouvido falar da dieta low carb, nos últimos meses ela caiu no gosto das pessoas e ganhou vários adeptos. Para quem ainda não conhece, low carb significa baixo carboidrato.

Essa é uma estratégia nutricional que tem como foco tanto a perda de peso quanto o controle de algumas doenças como diabetes, Síndrome dos Ovários Policísticos e obesidade

Muitos nutricionistas criticam a aplicação desorganizada dessa dieta, afinal realizar uma redução extrema dos carboidratos pode ter consequências negativas para saúde.

No entanto, quando aplicada da forma correta, ela vem mostrando ótimos resultados no processo de redução de peso e medidas.

Como a dieta funciona?

Em uma dieta normal, a porcentagem de carboidratos consumidos por dia é de 50 a 65%, na low carb esse valor é reduzido para 45 a 40%.

Vale lembrar que a redução drástica da taxa de carboidratos (abaixo de 35%) não é recomendado e pode ter consequências graves para a saúde.

Nessa orientação nutricional, alimentos como arroz branco, macarrão, pães, açúcar, farinha branca, refrigerantes e doces são retirados da rotina alimentar, e passam a ser consumidos de maneira pontual e em pouca quantidade.

Para compensar essa manobra é preciso aumentar o consumo de proteínas em alimentos como carnes, frangos, peixes, ovos, queijos e cereais (determinados na dieta).

Os alimentos mais consumidos nesse cardápio são:

  • Queijos amarelos;
  • Ovos de galinha e codorna;
  • Frutas, verduras e legumes;
  • Carne, frango e peixes;
  • Azeite, óleo de coco e manteiga;
  • Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará;
  • Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
  • Água, de 2 a 3 litros por dia.

Low carb causa celulite?

A celulite é causada por uma alteração na Epiderme que acontece devido ao acúmulo de toxinas, gordura e água nas células.

Sendo o consumo excessivo de carboidratos um dos principais causadores de irregularidades de açúcar no sangue, as respostas inflamatórias têm mais chances de acontecer, gerando consequentemente mais celulite no corpo.

Um dos principais objetivos da low carb é a retirada de alimentos industrializados e processados, que possuem alta taxa de sódio e carboidratos ruins.

Para quem tem o objetivo de reduzir a celulite, a low carb pode ser uma ótima opção, afinal tendo como base o consumo de proteínas, legumes e vegetais, essa dieta diminui consideravelmente a ingestão de gorduras ruins e contribui para a diminuição inflamatória das células.

A Associação Brasileira Low Carb afirma que uma abordagem low carb, significa BAIXO carboidrato, e não é NO carb, isto é, que cortam os carboidratos.

A dieta propõe uma redução na quantidade desse componente, especialmente os provenientes do açúcar e farináceos, um dos principais alimentos causadores de celulite.

Se você quiser aprender e se informar mais sobre essa dieta não deixe de visitar o Blog do Dr. Souto, a maior autoridade no Brasil sobre low carb.

Agora que você já sabe como a ela pode ajudar no trabalho contra a celulite, que tal aprender alguns exercícios para reduzir celulite?

 

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