5 doenças do couro cabeludo para você ficar atento

Doenças do couro cabeludo

Muitas pessoas tendem a se preocupar com as doenças do couro cabeludo quando apontam algum sintoma evidente, como as entradas no cabelo mais acentuadas.

Acontece que nem todos os males causam, diretamente, a queda do cabelo. No entanto, prevenir e tratar é muito importante.

Aprender a avaliar o tipo de problema que você tem é fundamental para saber como remediá-lo prontamente e evitar que o quadro evolua para outros sintomas. Por isso, neste post vamos apresentar 5 doenças do couro cabeludo para você ficar atento e saber como proceder!

1. Psoríase

Ela tende a ser confundida com a dermatite seborreica por conta da descamação que causa no couro cabeludo e a característica coceira na região.

Mas, atenção: a psoríase é uma das mais peculiares doenças do couro cabeludo e tem origem genética. Não é qualquer tratamento que resolve, portanto.

Tratamento

Visite um médico especialista para identificar a melhor loção anti-inflamatória ou xampu à base de alcatrão para o seu caso.

2. Dermatite seborreica

Essa, sim, está entre as doenças do couro cabeludo que mais atacam as pessoas. A popular caspa tem os sintomas similares ao da psoríase, mas por meio de causas variadas, como:

Tratamento

No geral, a aplicação de xampus anti-inflamatórios e antifúngicos são boas soluções. Mas convém seguir pelo percurso tradicional de tratamento, buscando avaliação do seu médico.

3. Tinha

Cuidado com a queda de cabelo sem causa aparente, pois é o principal sintoma da Tinha, que surge em decorrência da proliferação de fungos no couro cabeludo.

Tratamento

A agilidade no tratamento é relevante porque a sua negligência faz com que a inflamação progrida, acelerando a queda dos fios de cabelos. Por isso, uma avaliação com o médico de sua confiança confere mais rapidez na aplicação de antibióticos para melhorar o quadro.

4. Líquen plano capilar

Mais uma, entre as doenças do couro cabeludo, que se caracterizam pela coceira local — o que dificulta um diagnóstico rápido.

A diferenciação se dá por meio de uma avaliação visual da área afetada: no geral, as inflamações vêm acompanhadas de bolas pequenas e arroxeadas na região.

Tratamento

A solução mais eficaz contra o Líquen plano capilar é por meio do uso de corticóides.

5. Câncer de pele

Muitos parecem não se dar conta, mas o câncer de pele também afeta essa área, sendo uma das mais perigosas doenças do couro cabeludo.

E silenciosa, acima de tudo, podendo ser confundida com uma das doenças do couro cabeludo citadas anteriormente. Afinal, os sintomas iniciais não diferem muito delas.

Só que, com o tempo, a lesão cancerígena pode evoluir rapidamente, dificultando o tratamento mais eficaz para cada paciente.

Tratamento

O tratamento mais recomendado para o câncer de pele é a remoção do tumor, mas pode variar de acordo com a condição de cada paciente. Por isso, ter acompanhamento médico é imprescindível.

E então, deu para conhecer um pouco mais a respeito de outras doenças do couro cabeludo? Que tal complementar os seus conhecimentos, agora, e avaliar as condições que, exclusivamente, causam a queda de cabelo?

2 thoughts on “5 doenças do couro cabeludo para você ficar atento

  1. Opa! muito bom seu artigo, já até me inscrevi no seu Blog. Aproveita e dá uma passada no meu artigo também, acredito que será muito útil. Grata!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *