Como tratar fungos no cabelo?

Fungos no cabelo tratar

Muitas vezes, as entradas no cabelo não são a única preocupação dos homens. Afinal de contas, existem diversos problemas que podem acometer o couro cabeludo, prejudicando a saúde dos fios e a qualidade de vida, como um todo. É o caso dos fungos no cabelo.

Quando eles se manifestam, uma série de sintomas coloca em risco os cuidados que você já deve tomar com os cabelos. Por isso, aprender como prevenir-se e remediar esses problemas é fundamental.

Quer saber então como os fungos no cabelo aparecem, manifestam-se e podem ser tratados? Basta seguir com a leitura deste post!

Como os fungos no cabelo podem ser identificados?

Em geral, os fungos no cabelo aparecem para se alimentar de células mortas — como as que perdemos por conta da renovação celular. Eles são conhecidos como dermatófitos e têm predileção pelas células presentes nas unhas, nos cabelos e na pele.

Acontece que a proliferação dos fungos é mais arriscada do que podemos imaginar. Simplesmente, pessoas que dormem juntas podem ser contagiadas por meio do contato direto. Ou, ainda, a partir do compartilhamento de itens de higiene pessoal.

Quais são os principais sintomas?

Para identificar se há algum problema no seu couro cabeludo, confira as dicas abaixo:

  • presença súbita de áreas escamosas no couro cabeludo;
  • fios de cabelo mais quebradiços;
  • vermelhidão, inchaço e coceira localizada.

Se esses sinais forem ignorados, pode acontecer de as manchas avermelhadas se espalharem por outras áreas do corpo, como o pescoço e o rosto. Isso também pode se refletir em uma inflamação dos gânglios linfáticos.

Não é à toa que seja comum a ocorrência de outros sintomas que dificultam um diagnóstico preciso de fungos no cabelo, como vômitos e febre.

Como funciona o tratamento contra os fungos no cabelo?

Naturalmente resistentes, os fungos no cabelo tendem a prolongar o tratamento em decorrência de suas características.

Até por isso, é fundamental uma avaliação inicial com médicos especialistas, pois existem 3 formas principais de tratamentos. Escolher a mais indicada pode agilizar o processo e reverter os danos causados por eles:

Medicamentos antifúngicos

Medicamentos à base de griseofulvina e terbinafina são muito populares no combate aos fungos no cabelo. Em média, o tratamento dura de até 8 semanas.

Xampus medicinais

Existem os xampus medicinais que possuem composições específicas, como:

  • sulfeto de selênio;
  • cetoconazol;
  • pitirionato de zinco.

Elas são substâncias fungicidas, mas o tempo de exposição a esses produtos é mais prolongado. Além disso, eles podem ressecar os fios, com o tempo, embora o efeito seja positivo para o controle desses microrganismos no couro cabeludo.  

Atenção ao contato com outras pessoas

Evitar a proliferação dos fungos nos cabelos depende muito das pessoas. Caso você esteja nessas condições, evite:

  • compartilhar pentes e escovas com outras pessoas;
  • usar a mesma toalha por muito tempo (e lave-as com água quente);
  • aproximar-se muito das pessoas, pois isso ajuda a conter o risco de contágio.

Quer uma dica complementar? Cuide da sua alimentação, pois existem diversos nutrientes que também ajudam a fortalecer os cabelos.

E, se você acha que o seu problema com a queda dos fios não está, especificamente, relacionada aos fungos no cabelo, então confira outro post nosso, que explora diversas doenças responsáveis pela queda de cabelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *