Por que o cabelo cai? Entenda o ciclo de vida dos fios

Por que o cabelo cai? Entenda o ciclo de vida capilar

Quando as entradas no cabelo se tornam uma constante no dia a dia dos homens — especialmente —, a aflição logo vem acompanhada da seguinte questão: por que o cabelo cai?

As respostas para a questão variam. Mas, tão relevante quanto as causas é a saúde do ciclo de vida dos cabelos. Compreender o ciclo ajuda a saber como proceder diante de eventuais situações de queda de cabelo.

Por isso, neste post vamos explicar os motivos pelos quais os fios se desprendem com facilidade do couro cabeludo, visando responder por que o cabelo cai mais do que o normal. Boa leitura!

Por que o cabelo cai?

Em média, por dia perdemos de 100 a 120 fios de cabelo. Além dessa quantidade, a questão pode ser preocupante. Acontece que, para saber porque o cabelo cai, é importante se atentar aos seus principais fatores, como:

  • Dietas rígidas — assim, a falta de alimentos específicos pode ocasionar em deficiências nutricionais;
  • Alterações hormonais;
  • Tratamentos químicos nos cabelos;
  • Anemia;
  • Banhos com água muito quente;
  • Estresse e outros distúrbios emocionais;
  • Hereditariedade e outras situações que geram uma acentuação na quantidade perdida dos fios.

Até por isso, saber porque o cabelo cai é apenas o primeiro passo para um diagnóstico mais aprofundado em busca do melhor tratamento para cada caso.

Como o cabelo cresce?

A estrutura do cabelo responde à seguinte construção:

  • Os fios de cabelo nascem no folículo piloso;
  • Cada fio cresce ao seu ritmo e tempo, respeitando um ciclo de vida — imagine se eles nascessem e caíssem, todos, ao mesmo tempo?
  • A primeira fase de crescimento chama-se anagénica, e dura até 4 anos para que o bulbo piloso (a base do folículo) se regenere e estimule a produção dos fios;
  • A fase seguinte é conhecida como catagénica e pode durar até 3 semanas. É aí que se conclui a produção da fibra capilar;
  • A última fase do ciclo de vida é conhecida como telógena e pode durar até três meses. É aí que acontece o enfraquecimento da fibra e o fio de cabelo se desprende.

Especula-se que, em média, cerca de 10% de todo o cabelo se encontra na última etapa do ciclo. Daí, é tirada a média estimada de fios de cabelo que caem diariamente.

Quando saber se a queda de cabelo é acentuada?

Diferentemente do redemoinho no cabelo, que só podemos aprender a disfarçá-lo, ao descobrirmos porque o cabelo cai é possível investir em tratamentos que minimizem a situação.

Para tanto, o primeiro passo a ser cumprido é a procura por um médico especializado. A partir do seu diagnóstico, os eventuais tratamentos serão definidos caso a queda de cabelo esteja, de fato, ocorrendo de maneira desproporcional.

Para que você tenha ainda mais respostas sobre esse tipo de problema, e pare de se perguntar “por que o cabelo cai”, não deixe de conferir também nosso artigo que explica outras possíveis causas para a queda de cabelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *