Já reparou como somos condicionadas a tratar o órgão íntimo feminino com demasiado pudor? Sem perceber, ensinamos as meninas a terem vergonha dessa parte do corpo, enquanto o mesmo não é aplicado para os meninos.
Isso é mesmo cultural, mas não quer dizer que devemos perpetuar em nossas vidas. “Vulva”, por exemplo, é uma palavra pouco falada, e algumas pessoas a acham feia. Por que será? Convidamos você a quebrar paradigmas e jogar os mitos longe! Inclusive, um estudo mostrou fotos de vaginas para as pessoas para descobrir qual tipo elas consideravam mais bonita. Veja aqui.
No artigo de hoje nós vamos conhecer a vulva. Um lindo componente do corpo da mulher.
Afinal, o que é vulva?
- Vulva é a região externa do órgão genital feminino, onde ficam os pelos e os pequenos e grandes lábios. A vulva corresponde, então, ao conjunto de órgãos genitais femininos externos e visíveis. Ela faz parte do sistema reprodutor e possui as seguintes estruturas:
- Púbis ou monte de Vênus: região entre o abdômen e o clitóris;
- Grandes lábios: dobras cobertas por pele e pelos que se estendem-se do púbis até o períneo;
- Pequenos lábios: são duas extremidades finas, enervadas e vascularizadas, constituídas de mucosa, que se localizam no interior dos grandes lábios;
- Vestíbulo vulvar: é o espaço circundado pelos pequenos lábios;
- Clitóris: se localiza na parte superior da vulva, próximo à uretra e perto da junção dos pequenos lábios. As partes são relativamente pequenas, semelhantes a um grão de feijão;
- Meato uretral: é o orifício por onde sai a urina. Localiza-se entre a entrada da vagina e o clitóris;
- Introito vaginal: localiza-se na parte inferior do vestíbulo e é parcialmente coberto pelo hímen;
- Períneo: inicia-se na parte inferior da vulva e estende-se até o ânus.
Qual a diferença entre a vulva e a vagina?
Pronto, o que é vulva já ficou claro. Mas, e a vagina? Ela nada mais é do que o tubo que liga a vulva ao colo do útero e ao útero. Esse tubo é elástico, coberto por tecidos mucosos, com uma flora microbiana específica e pH específicos, transporta e armazena o esperma até os tubos do útero e as trompas de falópio para fertilização do óvulo. Também é por onde passa o bebê durante o parto normal.
Esse canal é fechado pelo hímen quando a mulher nasce. As medidas da vagina variam de pessoa para pessoa, e o tamanho médio é 8 cm de comprimento, mas, quando estimulada, torna-se bastante elástica, e pode ser esticada para um tamanho superior.
A vagina, portanto, é a parte interna do órgão genital, enquanto a vulva é a parte externa, visível! Conhecer a região íntima é indicado para todas as mulheres. O autoconhecimento traz maior satisfação nas relações íntimas e na relação consigo mesma.
Portanto, toque seu corpo, conheça-o desde sempre. Não tenha receio em olhar para a sua região íntima e entender qual é cada área que citamos aqui. Pessoas que possuem percepção corporal e intimidade consigo mesmas são mais confiantes, abertas para as possibilidades que a vida oferece e conseguem se cuidar melhor.
Saber o que é vulva e vagina é um grande passo para a evolução da autoestima. Aliás, como vai a sua? Neste artigo falamos sobre a importância da autoestima feminina. Confira!