A retenção de líquidos pode causar uma série de incômodos e problemas para a saúde e estética das mulheres. Quem sofre com isso, sabe o quanto é complicado e desagradável enfrentar o inchaço no corpo, que aparece em diversas regiões, atingindo principalmente as pernas, abdômen, pés e mãos.
A retenção de líquidos também é um agravante sério para a celulite. Além de causar dor e inchaço, principalmente nas regiões onde se desenvolvem os edemas, ela deixa a pele com um forte aspecto de “casca de laranja”.
O edema nada mais é do que o inchaço corporal, resultado do extravasamento de líquidos que sai dos vasos sanguíneos e acaba incidindo nos tecidos subcutâneos. São esses edemas que dão o aspecto brilhante e inchado para os membros, como as pernas, por exemplo.
Para combater esse mal e evitar o agravamento da celulite, vamos entender melhor o que é a retenção de líquidos e porque ela acontece.
O que é a retenção de líquidos?
Boa parte do nosso corpo é composta por líquidos, que envolvem não só a água mais os fluidos corporais como o sangue. Quando acontece um desequilíbrio nos mecanismos de regulação dos líquidos, aparece então o processo de retenção de líquido. Suas principais causas são:
- Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
- Problemas hormonais;
- Alguns remédios como anticoncepcionais ou anti-hipertensivos;
- Reações inflamatórias ou alérgicas;
- Sedentarismo;
- Entre outras questões de saúde.
Normalmente, o inchaço no corpo acaba ocorrendo por causas locais, devido à má circulação regional. De uma forma geral, as inflamações geradas pela retenção de líquido acontecem devido ao acúmulo de água no tecido adiposo, marcando as regiões e deixando a pele com um aspecto feio.
Celulite e inchaço no corpo
Conforme falamos no começo do texto, a grande vilã das mulheres tem um forte apoio da retenção de líquidos. A celulite possui 4 diferentes níveis, muitos deles são agravados pelo inchaço do corpo. Por exemplo, o nível 1, onde as alterações na pele ainda não são muito visíveis, normalmente tem a sua origem ocasionada pelo excesso de retenção. Vale ressaltar que nem toda ondulação que você vê é realmente celulite, muitas vezes não existe o acúmulo de gordura necessário para caracterizar o quadro.
Além da retenção de líquido e das questões hormonais, a celulite também encontra um aliado poderoso nos maus hábitos. A má alimentação, o sedentarismo e a ingestão diária insuficiente de líquidos contribuem para este problema.
Tratamentos e precauções
Quando o assunto é saúde, prevenir é sempre a melhor opção. Uma boa nutrição, ingestão de líquidos e a prática de exercícios físicos são eficazes para prevenir quadros de inchaço.
Vale ressaltar que alguns alimentos são bem prejudiciais e contribuem para o avanço da celulite e da retenção de líquido no corpo. Entre eles estão os produtos industrializados com altas taxas de sódio.
Se, além de perceber o inchaço no corpo, você tem sentido desconforto com o surgimento de um aspecto mais expressivo da celulite, saiba que já existem tratamentos específicos para essa condição. Explicamos para você quais são esses tratamentos neste artigo, confira!