A calvície está entre os problemas mais comuns enfrentados por homens e mulheres — embora a calvície masculina ocorra em níveis ainda mais alarmantes. Uma pesquisa do portal Statisc Brain aponta que 55% dos homens entre 18 e 35 anos podem sofrer do problema.
Mas, afinal de contas, por que a calvície masculina ocorre e, principalmente, o que pode ser feito para reverter esse quadro clínico? As respostas para essas perguntas estão aqui, ao longo deste artigo. Acompanhe, e entenda conosco como tratar e combater a calvície masculina!
O que é alopecia androgenética?
Trata-se do nome clínico da calvície masculina, que também se traduz na perda de fios do cabelo a partir da indução de hormônios masculinos. E isso pode acontecer, por exemplo, por conta de uma predisposição genética — que pode vir tanto da parte do pai quanto da mãe.
Isso, no entanto, não é o único fator, considerando que a calvície masculina pode surgir até mesmo em pessoas que não tenham essa condição associada em seus familiares. Isso porque o problema pode ser decorrente de uma série de outras situações, como:
- Má alimentação;
- Deficiências nutricionais;
- Estresse;
- Excesso no uso de químicos e tratamentos capilares.
Essas condições podem ser mais bem avaliadas por meio de um diagnóstico profissional do dermatologista de sua confiança. É importante reconhecer os primeiros sinais de calvície masculina, portanto, para antecipar uma avaliação e o devido tratamento.
Como saber se tenho calvície masculina?
Existem alguns sinais evidentes que podem estimular a sua procura por um dermatologista. Entre os principais, destacamos os seguintes:
- O couro cabeludo se torna mais visível em algumas áreas;
- O volume do cabelo reduz sensivelmente;
- As populares “entradas” avançam progressivamente;
- Os fios caem excessivamente — o que pode ser percebido durante o banho ou ao acordar, verificando a quantidade de fios presente no travesseiro e lençóis.
Por isso, caso você tenha detectado uma ou mais destas situações, marque uma consulta prontamente. Quanto antes identificado o problema, mais rápido um tratamento pode ser aplicado para conter efetivamente a progressão de sua calvície masculina.
Calvície masculina pode ser tratada?
Cada caso possui um tratamento específico, que vai combater diretamente a fonte do problema que iniciou o processo de calvície masculina. Entre eles podemos destacar o uso de medicações tópicas, como o minoxidil, xampus especiais e a finasterida, entre outros.
Mas existem tecnologias atuais com alto grau de respostas e que, em muitos casos, são tidas como referência no definitivo combate da calvície masculina. É o caso da tecnologia ARTAS, um método pioneiro e de grande eficácia — consolidando-se no mercado como o futuro do transplante capilar.
A partir de uma avaliação profunda do seu caso, o profissional irá apontar o tratamento mais adequado, que pode incluir até mesmo o transplante capilar. Para te ajudar a entender mais sobre as causas da calvície, te convidamos para ler também este artigo do nosso blog.