Exercícios nas férias: o que fazer para não perder o ritmo

A temporada de verão é uma excelente oportunidade para fugir da rotina e descansar. No entanto, a diminuição no ritmo dos exercícios nas férias e as calorias extras típicas de qualquer boa viagem são a receita perfeita para uns quilos a mais na balança.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de atividades físicas práticas, que podem ser realizadas em qualquer lugar e ajudam a manter o corpo ativo e endorfinado sem tomar muito tempo. Saiba mais!

Exercícios nas férias: 4 atividades para fazer em qualquer lugar

1. Caminhada

Se você está habituada a seguir uma rotina de atividades físicas mais intensa, pode até achar que uma simples caminhada não vai fazer nenhuma diferença, mas acredite, isso não é verdade!

Como o objetivo dos exercícios nas férias não é promover grandes mudanças no corpo, mas apenas garantir que você não ganhe aqueles quilinhos extras ou perca o ritmo, a caminhada é uma opção interessante de aeróbico, já que ajuda a queimar calorias e manter o metabolismo sempre ativo.

Por isso, coloque tênis e meia na mala de viagem e mãos à obra! Caso queira turbinar a prática, caminhe na areia  da praia com a água até o tornozelo, ou mesmo até o joelho, se estiver com um bom condicionamento físico. Além de refrescar, a medida dá uma forcinha extra no fortalecimento dos músculos inferiores.

2. Ciclismo

Outra atividade que ajuda você a manter o corpo em movimento sem exigir uma ida até a academia é o ciclismo.

Seja na praia, no campo ou na cidade, pedalar ajuda você a conhecer melhor a região enquanto gasta calorias, melhora o condicionamento físico e fortalece os músculos inferiores.

Se você é sedentária, criar o hábito de andar de bicicleta nas férias pode ser o impulso que faltava para você se apaixonar por uma atividade física e colocá-la em prática durante todo o ano. Já as mais avançadas podem se aventurar em trilhas, que aumentam o contato com a natureza e mantêm o fôlego em dia!

3. Prancha

Sua preocupação maior é manter o fortalecimento muscular de áreas chave, como o abdômen e os glúteos? Então aposte na prancha. O exercícios é simples, pode ser feito em qualquer lugar aquele espaço entre as camas no quarto do hotel, por exemplo, é mais do que suficiente — e ajuda a garantir tonificação extra para a região.

O movimento é simples: de bruços, apoie-se nos cotovelos e antebraços, deixando o corpo reto e as pontas dos pés no chão. Mantenha a posição por no mínimo 30 segundos. Faça três séries diariamente.

4. Escadas

A ideia é manter pernas e glúteos tonificados o ano todo? Então aproveite a escada do prédio ou do hotel e mãos à obra! Utilize um andar como base e suba e desça 2 ou 3 lances por no mínimo 20 minutos, três vezes por semana.

Quer turbinar a atividade? Suba os mesmos lances de dois em dois degraus ou aumente o tempo de subida para 30 minutos. Além de fortalecer os músculos inferiores, você ainda aprimora seu condicionamento físico e manda aquelas calorias extras típicas das férias para bem longe!

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