Ginástica Íntima na prevenção de problemas de saúde da mulher

Ginástica íntima na prevenção de problemas da mulher

O prazer feminino ainda é um assunto pouco debatido entre mulheres de todas as idades. É um verdadeiro tabu. A ginástica íntima, por exemplo, não é um tema comum, mas pode significar o alcance de benefícios significativos para a mulher, tanto no quesito sexual quanto em relação aos cuidados com a saúde.

A ginástica íntima pode prevenir doenças e até combater os males atrelados à menopausa. Neste artigo, a gente conta tudo sobre o tema, afinal, queremos que você conheça o seu corpo e se cuide cada vez mais!

Ginástica íntima: como funciona?

A ginástica íntima, também conhecida como pompoarismo, consiste no desenvolvimento de exercícios de contração e relaxamento que buscam fortalecer os músculos da vagina e do assoalho pélvico.

A prática é indicada para mulheres de todas as idades que buscam ter maior controle do corpo. Ela diminui sintomas de situações comuns como a cólica menstrual e melhora o prazer e o desempenho sexual feminino.

Benefícios da ginástica íntima

No quesito sexual, a ginástica íntima permite que você conheça suas zonas erógenas e tenha maior noção sobre sua região íntima. Isso garante que as relações sexuais sejam mais prazerosas para você e seu parceiro, até mesmo se você já alcançou a menopausa.

Mas, não é só isso. A ginástica íntima tem grande colaboração na manutenção da saúde feminina e pode afastar até os sintomas mais indesejados, confira:

  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • É indicada para a melhoria de sintomas da menopausa, como a incontinência urinária, a secura vaginal e a redução da libido. Pode ser facilmente aliada ao tratamento íntimo a laser, garantindo resultados satisfatórios para a mulher;
  • Atua contra a flacidez vaginal, já que fortalece os músculos vaginais. Também pode ser aliada ao laser íntimo;
  • Ajuda no pré-operatório de uma cirurgia perineal para corrigir perda de urina, por meio do fortalecimento dos músculos vaginais; por exemplo;
  • No pré e no pós-parto;
  • Diminui as cólicas menstruais e até os períodos mais longos de menstruação.

Como praticar a ginástica íntima

A ginástica íntima pode ser realizada em casa, com algumas práticas simples, mas, se você se sentir mais à vontade, pode buscar auxílio de um especialista na área.

Se você quiser praticar em casa, pode começar tentando executar técnicas de contração. Para isso, tente realizar a contração do períneo (que é o conjunto de músculos entre o púbis e o cóccix).

Se você estranhar o movimento, pode executá-lo na hora de fazer xixi. Nesse caso, você precisará tentar interromper a saída da urina. O teste irá te ajudar a entender exatamente o ponto de contração. Lembrando que esse é apenas um teste e não deve ser feito com frequência, já que a interrupção da urina pode aumentar chances de infecções urinárias ao deixar resíduos de urina dentro da bexiga.

A partir daí, você pode tentar realizar a contração em exercícios com duas repetições, com dez contrações leves cada, e pausas de 15 segundos entre elas. Se você sentir seus glúteos ou coxas contraindo, é preciso corrigir o movimento.

Mas, lembre-se, para aproveitar todos os benefícios da ginástica íntima, vale a pena conhecer melhor o seu corpo e procurar ajuda e indicações do seu ginecologista. Por isso, aproveite para ler sobre a sua vulva e saber como ela funciona.

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *