Uma coisa que sempre causa algum tipo de dúvida na mulher é a menstruação. Quando nos deparamos com alguma alteração, como a menstruação adiantada, logo pensamos que pode haver algo errado com nosso ciclo menstrual.
A menstruação adiantada pode ser causada por pelo menos quatro fatores:
- Ciclo irregular,
- Anovulação,
- Descontrole hormonal e
- fatores externos.
Saiba que, em um primeiro momento, ela não deve ser motivo de preocupação, mas é importante entender bem o funcionamento do seu corpo. Entenda tudo a seguir.
Causas da menstruação adiantada
Como já citamos, quatro fatores básicos podem influenciar na regularidade da menstruação. Se você notou que a sua chegou antes do previsto, pode ser resultado de:
- Ciclo irregular: alterações hormonais podem fazer com que alguma fase do ciclo menstrual fique menor, o que acaba encurtando o período do ciclo e antecipando a menstruação. Uma das causas mais prováveis deste fator é a antecipação da ovulação, ou seja, quando a ovulação leva menos tempo para acontecer.
- Anovulação: a anovulação, ou seja, o ciclo sem ovulação, pode acontecer com qualquer mulher, mesmo que o ciclo esteja regular.
- Descontrole hormonal: em determinado ciclo menstrual, a quantidade de progesterona no organismo pode ser insuficiente. Essa condição acaba afetando o endométrio que, com a baixa do hormônio, não consegue ficar no lugar e desce causando a menstruação, mesmo que ainda não seja a hora.
- Fatores externos: um período estressante pode ser a causa da menstruação adiantada, bem como a ingestão de medicamentos hormonais, como os anticoncepcionais. Neste último caso, o uso descontrolado dos contraceptivos pode antecipar a chegada da menstruação.
É possível confundir menstruação adiantada com nidação?
É possível, mas, para que essa confusão não ocorra, é importante entender as diferença entre cada um.
Enquanto a nidação é marcada por leve sangramento aguado e que desaparece rapidamente. Ela acontece por conta do rompimento do óvulo no interior do ovário no momento da ovulação.
A menstruação, entretanto, tende a se desenvolver e alcançar um fluxo mais abundante.
A menstruação adiantada é normal em todos o casos?
Não! Um ciclo menstrual comum geralmente dura 28 dias e é dividido em três fases. Com a menstruação adiantada ou atrasada, o ciclo pode variar entre 25 e 35 dias. Caso estas mudanças sejam constantes, ou o ciclo apresente períodos maiores de variação, você pode estar diante de algum problema de saúde.
Por isso, se você notou que a sua menstruação foi antecipada em mais de cinco dias, é importante buscar seu ginecologista. Esse cuidado também é importante caso a menstruação atrase pelo mesmo período.
Para você entender melhor seu ciclo e detectar possíveis alterações, confira, de forma resumida, como o ciclo menstrual se desenvolve.
Fases do ciclo menstrual
- Fase folicular: primeira fase, iniciada no primeiro dia da menstruação e que dura de 5 a 12 dias. Nela, o hormônio folículo-estimulante (FSH) tem sua produção aumentada. Isso faz com que os ovários amadureçam seus óvulos. Nessa etapa também há maior liberação de estrogênio, o hormônio que reveste o útero para uma possível gravidez.
- Fase ovulatória: geralmente acontece no 14º dia do ciclo. Além da produção de estrogênio, o corpo produz o hormônio luteinizante (LH). Ele é responsável pela seleção do óvulo mais maduro, fazendo-o sair do ovário, período em que ocorre a ovulação.
- Fase lútea: nessa fase, que geralmente dura os últimos 12 dias do ciclo, há produção em maior quantidade de progesterona, ainda no processo de preparo do útero. Ao mesmo tempo, também aumenta a produção de estrogênio, o que faz com que mulheres tenham sensibilidade nos seios, inchaço e mudança no humor.
Assim, se você notar sua menstruação muito adiantada, é recomendado que você marque uma consulta com seu ginecologista. Só ele irá poder entender, por meio de exames específicos, como o seu corpo está se comportando e recomendar o tratamento adequado.
Em nosso blog, outros artigos podem te ajudar a entender melhor sobre seu corpo e sua região íntima. Confira!