Menstruação adiantada: principais dúvidas sobre o ciclo menstrual

Menstruação adiantada por que acontece

Uma coisa que sempre causa algum tipo de dúvida na mulher é a menstruação. Quando nos deparamos com alguma alteração, como a menstruação adiantada, logo pensamos que pode haver algo errado com nosso ciclo menstrual.

A menstruação adiantada pode ser causada por pelo menos quatro fatores:

  • Ciclo irregular,
  • Anovulação,
  • Descontrole hormonal e 
  • fatores externos.

Saiba que, em um primeiro momento, ela não deve ser motivo de preocupação, mas é importante entender bem o funcionamento do seu corpo. Entenda tudo a seguir.

Causas da menstruação adiantada

Como já citamos, quatro fatores básicos podem influenciar na regularidade da menstruação. Se você notou que a sua chegou antes do previsto, pode ser resultado de:

  • Ciclo irregular: alterações hormonais podem fazer com que alguma fase do ciclo menstrual fique menor, o que acaba encurtando o período do ciclo e antecipando a menstruação. Uma das causas mais prováveis deste fator é a antecipação da ovulação, ou seja, quando a ovulação leva menos tempo para acontecer.
  • Anovulação: a anovulação, ou seja, o ciclo sem ovulação, pode acontecer com qualquer mulher, mesmo que o ciclo esteja regular.
  • Descontrole hormonal: em determinado ciclo menstrual, a quantidade de progesterona no organismo pode ser insuficiente. Essa condição acaba afetando o endométrio que, com a baixa do hormônio, não consegue ficar no lugar e desce causando a menstruação, mesmo que ainda não seja a hora.
  • Fatores externos: um período estressante pode ser a causa da menstruação adiantada, bem como a ingestão de medicamentos hormonais, como os anticoncepcionais. Neste último caso, o uso descontrolado dos contraceptivos pode antecipar a chegada da menstruação.

É possível confundir menstruação adiantada com nidação?

É possível, mas, para que essa confusão não ocorra, é importante entender as diferença entre cada um.

Enquanto a nidação é marcada por leve sangramento aguado e que desaparece rapidamente. Ela acontece por conta do rompimento do óvulo no interior do ovário no momento da ovulação.

A menstruação, entretanto, tende a se desenvolver e alcançar um fluxo mais abundante.

A menstruação adiantada é normal em todos o casos?

Não! Um ciclo menstrual comum geralmente dura 28 dias e é dividido em três fases. Com a menstruação adiantada ou atrasada, o ciclo pode variar entre 25 e 35 dias. Caso estas mudanças sejam constantes, ou o ciclo apresente períodos maiores de variação, você pode estar diante de algum problema de saúde.

Por isso, se você notou que a sua menstruação foi antecipada em mais de cinco dias, é importante buscar seu ginecologista. Esse cuidado também é importante caso a menstruação atrase pelo mesmo período.

Para você entender melhor seu ciclo e detectar possíveis alterações, confira, de forma resumida, como o ciclo menstrual se desenvolve.

Fases do ciclo menstrual

  • Fase folicular: primeira fase, iniciada no primeiro dia da menstruação e que dura de 5 a 12 dias. Nela, o hormônio folículo-estimulante (FSH) tem sua produção aumentada. Isso faz com que os ovários amadureçam seus óvulos. Nessa etapa também há maior liberação de estrogênio, o hormônio que reveste o útero para uma possível gravidez.
  • Fase ovulatória: geralmente acontece no 14º dia do ciclo. Além da produção de estrogênio, o corpo produz o hormônio luteinizante (LH). Ele é responsável pela seleção do óvulo mais maduro, fazendo-o sair do ovário, período em que ocorre a ovulação.
  • Fase lútea: nessa fase, que geralmente dura os últimos 12 dias do ciclo, há produção em maior quantidade de progesterona, ainda no processo de preparo do útero. Ao mesmo tempo, também aumenta a produção de estrogênio, o que faz com que mulheres tenham sensibilidade nos seios, inchaço e mudança no humor.

Assim, se você notar sua menstruação muito adiantada, é recomendado que você marque uma consulta com seu ginecologista. Só ele irá poder entender, por meio de exames específicos, como o seu corpo está se comportando e recomendar o tratamento adequado.

Em nosso blog, outros artigos podem te ajudar a entender melhor sobre seu corpo e sua região íntima. Confira!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *