Muitas mulheres procuram por tratamentos para infecção urinária com frequência. A presença anormal de alguns microorganismos na região íntima pode causar essa situação, que é bastante incômoda. Porém, com a consulta ao ginecologista, é possível tratar a doença. Veja a seguir os principais tratamentos para infecção urinária.
Causas da infecção urinária
Se você está sentindo dor ou ardor ao urinar, pode estar com infecção urinária. Ela é causada pelo desenvolvimento da bactéria Escherichia coli no trato urinário. Essa bactéria está presente no nosso intestino e, quando ela atinge o trato urinário, causa a infecção. Mas por que ela consegue fazer esse “percurso”?
Existem algumas principais causas:
- Segurar a urina por muito tempo, o que impede o processo natural de limpeza das paredes da uretra;
- Não fazer uma boa higiene íntima (nunca passe o papel higiênico de trás para frente!);
- Beber pouca água, o que faz com que o corpo produza pouca urina (permite que bactérias que seriam eliminadas pela urina continuem subindo até à bexiga);
- Utilizar absorventes por muito tempo, pois facilitam o desenvolvimento de bactérias;
- Ter pedras nos rins, que entopem as vias urinárias;
- Ter a uretra próxima ao ânus.
Principais tratamentos para infecção urinária
Os tratamentos para infecção urinária são realizados à base de antibióticos. Alguns remédios naturais podem contribuir para a melhoria.
Antibióticos
Os principais antibióticos utilizados nos tratamentos para infecção urinária são:
- Amoxicilina (Cibramox, Amoxil ou Velamox) ou Cefalexina (Keflaxina, Cefaben ou Cefacimed): dosagem varia entre 750 mg e 1500 mg por dia, e o tempo de tratamento entre 3 a 7 dias;
- Ciprofloxacino (Quinoflox, Cipro ou Proflox): dosagem varia entre 250 mg e 1500 mg por dia, conforme idade e gravidade da infecção;
- Fosfomicina (Monuril): 1 envelope ao deitar, após o esvaziamento da bexiga.
Mulheres grávidas também usam antibióticos prescritos pelo obstetra. Cefalexina, Ampicilina, Amoxicilina ou Ceftriaxone não prejudicam o desenvolvimento do bebê. Crianças podem ser tratadas com antibióticos, mas na forma de xarope. Neste caso, o tratamento é orientado pelo pediatra.
Mas lembre-se que apenas seu médico é quem pode indicar qual o melhor tratamento para o seu caso. Nunca faça o uso da automedicação.
Remédios naturais
Uma forma de complementar os tratamentos para infecção urinária é o uso de remédios naturais. Eles não excluem a necessidade de adotar o antibiótico. Veja alguns deles:
- Comprimidos de uva-ursina (fitoterápico);
- Suco de Arando: possui propriedades diuréticas, auxiliando na limpeza do trato urinário e dificultando a aderência dos microrganismos;
- Cápsulas de Cranberry (mesmo que arando);
- Ingestão de alimentos diuréticos (cebola, melancia, salsa, graviola, laranja etc.).
Outras práticas que ajudam nos tratamentos para infecção urinária
Os antibióticos são a principal forma de tratar a infecção urinária. Como dissemos, os remédios naturais provocam boas reações no organismo e contribuem para o tratamento. Uma dica importante para quem está se tratando da doença é não tomar nenhum outro medicamento sem que o médico tenha conhecimento.
Beber muita água ajuda a aumentar a produção de urina, tornando-a menos concentrada. Assim, as bactérias do organismo são eliminadas mais facilmente.
Além disso, mulheres que são acometidas com várias infecções no ano devem relatar isso ao médico. Ele pode recomendar a “vacina” Uro-vaxom na forma de comprimidos. Ela melhora o sistema imunológico e é indicada para prevenir a ocorrência de infecções urinárias.
Os tratamentos para infecção urinária devem ser indicados pelo médico de confiança da paciente. Se você apresenta algum dos sintomas, consulte-se.
Falando de sistema urinário, você sabe como tratar a incontinência urinária? Veja no blog!