Tenho alergia a absorvente, como tratar?

Alergia a absorvente

A menstruação é um processo natural do corpo feminino. Por mais que as mulheres saibam disso e já aprendem desde novas a lidar com essa fase, nem todas se sentem tranquilas em relação às transformações que surgem todo mês. Ainda mais aquelas que possuem alergia a absorvente e sentem desconforto todos os meses.

O uso do absorvente é um dos fatores que mais costumam incomodar as mulheres. Algumas alegam que deixam de utilizar roupas brancas, vestidos e saias justas ou mesmo um biquíni por causa disso. Atividades físicas também se tornam difíceis ou desconfortáveis, como andar de bicicleta e correr.

Além disso, o uso de absorvente também pode causar alergia, gerando coceira, irritação na pele e enorme desconforto na região genital. Essas irritações podem ser entendidas como dermatite de contato, uma vez que há constante atrito entre a pele e o tecido do absorvente.

Se você tem alergia a absorvente, confira como tratar e livre-se desse desconforto! Você pode e deve menstruar com mais tranquilidade!

Alergia a absorvente: causas e como tratar

Geralmente, os principais sinais de uma dermatite de contato na área afetada são:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Pápulas (brotoejas);
  • Descamação ou alteração de coloração da pele (em fase crônica)

Afinal, como tratar? Caso o ginecologista tenha diagnosticado a alergia devido ao uso do absorvente, ele orientará você a não utilizar mais o produto. Outras orientações valiosas são:

  • Lavar o local com água fria abundante, evitando o uso de papel higiênico. Evitar o excesso de sabonetes, preferindo os adequados para higiene íntima, que são mais adequados;
  • Se após a suspensão e higiene adequada não houver melhora, cremes de uso tópico com corticoides podem ser usados, mas apenas a critério médico, pois também podem ter efeitos colaterais.

Você deve estar pensando: “como posso suspender o uso de absorvente?”. Para contenção do fluxo sanguíneo, os produtos mais conhecidos são os absorventes internos e externos, certo? Mas surgiram nos últimos anos outras soluções que estão fazendo sucesso e trazendo mais qualidade de vida às mulheres, principalmente para as que possuem alergia. Saiba a seguir quais são:

Calcinhas absorventes e coletor menstrual: já ouviu falar deles?

As calcinhas absorventes são feitas com tecido antimicrobiano, têm secagem rápida e possuem uma tecnologia que elimina odores. São ideais para as mulheres que possuem fluxo médio, e ainda existem vários modelos.

Os coletores menstruais são como copinhos de silicones que se adaptam ao canal vaginal tranquilamente. Uma das maiores vantagens percebidas pelas mulheres são:

  • Conforto para nadar e usar biquíni (sem o receio da cordinha do absorvente íntimo aparecer, por exemplo);
  • Eliminação do odor da menstruação;
  • Praticidade para o dia a dia (já que você pode ficar com ele por mais de 8 horas, se precisar);
  • Não causa alergias à pele.

Quer saber mais sobre o coletor menstrual? Aqui te contamos tudo sobre ele! Descubra e sinta-se leve e plena todo mês, sem precisar mudar sua rotina!Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Flávia Addor

About Dra. Flávia Addor

Medcin - Dermatologia e Pesquisa Osasco - (11) 3681 6362 Santana - (11) 2959 1482

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *