“Prevenir é o melhor remédio.” Certamente você já escutou ou já disse essa frase alguma vez na vida. E essa é a maior verdade! É bem mais fácil evitar uma doença do que tratá-la. É por isso que o Outubro Rosa existe: para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e da realização do autoexame.
Vivemos um momento em que não existe mais espaço para receios, preconceitos e tabus. A saúde e a qualidade de vida transcendem essas barreiras que insistem em cercar a sociedade. Para romper esses mitos, nada melhor do que a informação. A desinformação é uma das maiores causas da falta de cuidado com a própria saúde.
É por isso que estamos aqui. Para falar abertamente com você sobre o câncer de mama e a importância do autoexame para sua prevenção! Vamos juntas?
Câncer de mama: os fatores de risco
Outubro é o mês de prevenção! A primeira coisa que você precisa realmente saber é se possui fatores de risco ou não. Fator de risco é tudo aquilo te aproxima de ter a doença. Alguns exemplos:
- Mulheres que não tiveram filhos;
- Mulheres que tiveram a primeira menstruação por volta dos 12 anos;
- Mulheres que tiveram menopausa tardia, acima dos 50 anos, por exemplo, pois é a idade na qual há o início do envelhecimento das células;
- Obesidade;
- Fumantes;
- Mulheres que possuem parentes de primeiro grau que já tiveram câncer de mama, especialmente antes dos 50 anos. Atenção! Esse é o fator de risco mais alarmante!
Fique atenta aos sintomas!
As mulheres têm muito medo da dor. Mas ela pode ter várias causas, entre elas, problemas hormonais e até mesmo o uso de lingeries. Dor é um sinal, mas não o mais importante. Confira os principais sintomas:
- Nódulo único endurecido;
- Inchaço de uma mama (mesmo que não se sinta o nódulo);
- Edema (inchaço) da pele;
- Vermelhidão na pele;
- Sensação de nódulo aumentado na axila;
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;
- Inchaço do braço;
- Dor na mama ou mamilo.
#OutubroRosa: como se prevenir com o autoexame
O cuidado primordial é o autoexame. Saiba como fazer:
- Com os braços levantados diante de um espelho, perceba se há alguma mudança na aparência das mamas;
- Aperte as duas mamas devagar, em movimentos circulares;
- Apalpe as axilas para verificar presença de algum carocinho. Havendo qualquer alteração, procure um médico.
Muito fácil, não é mesmo? Confira outros cuidados essenciais:
- Faça o autoexame mensal sempre longe do período menstrual, em que você pode estar um pouco mais inchada;
- Depois dos 40 anos, passe a fazer regularmente mamografia de rotina e os exames solicitados pelo médico. Não tenha receio! Sua saúde não tem preço;
- Cuide também do seu parceiro: você sabia que homens também pode ter câncer de mama? Os casos são raros, em torno de 1%, mas existem.
O câncer de mama e a menopausa
Se ocasionalmente o câncer acontecer, 80% das mulheres podem ser conduzidas a tratamentos que levem a entrar precocemente na menopausa, gerando repercussão acentuada na feminilidade e sexualidade, mas não é preciso ter medo.
Além do avanço da tecnologia no sentindo de tratar o câncer de mama, existem tecnologias como o laser genital com o LASER ATHENA, que resgata a qualidade de vida das mulheres. Sua aplicação pode amenizar os efeitos decorrentes da menopausa química, como coceira, secura e atrofia vaginal, resgatando a autoestima e qualidade de vida de muitas mulheres!
Mesmo com tantos recursos disponíveis, a prevenção é o melhor caminho. A cada três mulheres que possuem a doença, uma pode ser curada, mas o diagnóstico precisa ser precoce.
#Outubrorosa: todas juntas na luta contra o câncer de mama! Realize o autoexame!