Outubro Rosa: o diagnóstico precoce salva vidas

outubro rosa

Você é aquela pessoa que sempre dá conselhos, acolhe e cuida das pessoas? Dentre as atividades diárias da sua vida está cuidar dos familiares e amigos de alguma maneira? A mulher normalmente possui esse dom de zelar pelo que valoriza e ama.

Falando sobre esses aspectos, faça um exercício e pense um pouco: como você cuida de você? O caminho para a autoestima, o empoderamento feminino, o autoconhecimento e a consequente felicidade está em separar um tempo para si mesma e cuidar-se.

O primeiro aspecto a ser considerado para tirar essa conclusão é percebendo como você cuida da sua saúde, pois essa é a maior prova de zelo e amor próprio que se pode ter. Afinal, a saúde é o que nos mantém vivos!

É por isso que o Outubro Rosa é tão importante, e não poderíamos deixar de conversar sobre isso com você. Descubra conosco a importância do autoexame, de onde surgiu esse movimento social e por que devemos levá-lo tão a sério a ponto de incorporá-lo em nossas vidas.

A importância do Outubro Rosa em números

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estima-se que serão mais de 57 mil novos casos até o final de 2017.

A ONG Instituto Oncoguia afirma que o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

Mesmo a incidência sendo rara antes dos 35 anos, detectou-se infelizmente que, além dos casos terem crescido em 61%, está atingindo mulheres cada vez mais novas.

Por que o diagnóstico precoce é definitivo

O autoconhecimento também reside no fato de tocar seu próprio corpo, conhecê-lo e estar sempre atenta a quaisquer mudanças. Por isso o autoexame é fundamental e mais uma maneira de estabelecer os cuidados essenciais com as mamas.

A partir desse hábito e da ida frequente ao ginecologista, é possível tratar completamente a doença e diminuir a possibilidade de tratamentos mais agressivos como a quimioterapia e até a mastectomia. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Como o Outubro Rosa surgiu

O laço rosa foi lançado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o apetrecho aos  participantes da “Primeira Corrida pela Cura”, que ocorreu no mesmo ano em Nova York. Logo, a maratona foi realizada no mesmo mês em outras partes do mundo.

Em seguida, diversos países ao redor do mundo promoveram iluminação rosa nos seus monumentos. Em 2009 o Cristo Redentor foi iluminado pela cor que representa o combate ao câncer de mama.

Celebre o amor por si mesma! Faça o autoexame e incorpore os ensinamentos do Outubro Rosa à sua vida! Aprenda aqui tudo sobre esse exame primordial para toda mulher.

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *