Você sempre notou que sua área íntima é diferente da maioria das mulheres? Saiba que você não é a única. Muitas mulheres se sentem confusas em relação ao aspecto da vagina ou da vulva, e o monte de vênus “inchado” é uma das principais queixas nos consultórios médicos.
O monte de vênus é aquela região acima do púbis, entre o abdômen e o clitóris. O nome é uma homenagem à Deusa romana Vênus, do amor e da beleza. Em algumas mulheres, esse local possui maior volume, ou seja, um acúmulo de gordura.
A verdade é que não há problema algum nisso. As pessoas nascem diferentes, e a sociedade que costuma definir o que é normal do que não é. A pergunta é: sua vulva é normal para você? É bonita para você?
Se você se sente desconfortável com essa região, separamos alguns possíveis tratamentos para você ficar por dentro do assunto.
Redução do monte de vênus: cirurgia
Cruzar as pernas, colocar roupas de ginástica, andar de bicicleta e a insegurança nas relações sexuais: esses são os principais motivos que levam as mulheres a recorrerem ao procedimento, que consiste nos seguintes passos:
- Anestesia local e sedação ou peridural;
- A redução do monte de vênus, que pode ser realizada de duas maneiras: lipoaspiração, que retira o excesso de gordura localizada, ou lipoaspiração aliada à ressecção da pele, caso haja excesso do tecido;
- O procedimento dura cerca de 50 minutos;
- A paciente recebe alta entre 12 e 24 horas após a cirurgia;
- Como a área é sensível e vascularizada, é normal o aparecimento de edemas e hematomas, que podem ser amenizados com o uso de analgésicos;
- A recuperação é rápida, mas deve-se evitar exercícios físicos e relações sexuais por 15 dias.
Principais dúvidas sobre a cirurgia:
Você ainda pode estar se perguntando sobre as seguintes questões:
- A cirurgia afeta a sensibilidade do clitóris? Não há intervenção no clitóris ou na região da vagina;
- É um procedimento doloroso? Cada pessoa possui uma sensibilidade peculiar, mas para a maioria das mulheres não é doloroso. Pode ocorrer certo incômodo no pós-operatório, resolvido pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios comuns;
- Há cicatrizes? As cicatrizes costumam ser pequenas ou imperceptíveis, mas existem variáveis que influenciam nisso: o procedimento, a experiência do médico e a técnica aplicada;
- Por quanto tempo fica o inchaço? Também depende. Em alguns casos, pode ser maior e até a chegar aos grandes lábios, necessitando drenagem linfática e o uso de modelador;
- Quando posso ver o resultado? Após seis meses, os resultados são evidentes.
Converse com um médico de confiança e tire todas as dúvidas até sentir-se totalmente segura para realizar uma mudança no seu corpo.
Se você tem o monte de vênus diferente e isso não a incomoda, maravilha! Se você se sente incomodada, saiba que a cirurgia pode ajuda-la a resgatar sua autoconfiança e qualidade de vida.
Se você deseja mais informações sobre a Redução do Monte de Vênus e sobre a cirurgia íntima, leia este artigo que preparamos para você!