Bexiga baixa, será que você sofre deste problema?

O que é bexiga baixa

A bexiga baixa é uma condição que afeta milhares de pessoas. Mas, o que é isso? Bexiga baixa é quando ela cai, sai do lugar. Para entender como isso ocorre, vamos entender onde ela se localiza. A bexiga faz parte do assoalho pélvico, uma estrutura que sustenta toda a região da bacia, incluindo os órgãos da cavidade pélvica, como, além dela, os órgãos reprodutivos, a próstata e o reto.

Essas estrutura é formada por músculos que podem e devem ser exercitados, pois, com o tempo, a tendência é que percam a firmeza. Bem, agora estamos no caminho, e você poderá entender claramente o que é bexiga baixa, por que ocorre e como tratar.

Bexiga baixa: o que é e quais são as causas

Prolapso genital (ou cistocele) é conhecido popularmente como “bexiga baixa”, e trata-se de um distúrbio provocado pela perda de sustentação da bexiga e dos órgãos sustentados pelo assoalho pélvico devido à fragilidade dos músculos. As mulheres são mais suscetíveis à ocorrência de prolapsos, porque a musculatura dessa região não é tão rígida e conectada, facilitando a descida dos órgãos.

Com a descida da bexiga, a parede vaginal passa a ser forçada, gerando várias consequências. Alguns motivos levam ao prolapso genital, dentre eles:

  • Gravidez e partos múltiplos;
  • Obesidade;
  • Envelhecimento;
  • Alterações hormonais;
  • Predisposição genética;
  • Menopausa (com a queda do estrógeno, responsável pela saúde dos músculos vaginais e do fortalecimento da parede vaginal, há o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico).

Como saber se tenho bexiga baixa?

Alguns sintomas são notáveis, enquanto outros podem ser silenciosos e ficarem evidentes com o tempo. São eles:

  • Sensação de peso na cavidade abdominal, que aumenta durante os exercícios físicos;
  • Dor no baixo ventre;
  • Perda involuntária da urina ou a impossibilidade de urinar;
  • Crises de diarreia e sensação de uma falsa necessidade de ir ao banheiro com frequência;
  • Dificuldade de esvaziar a bexiga;
  • Inchaço na vagina;
  • Sensação de pressão na vagina;
  • Infecção da bexiga (recorrente).

Os pacientes com bexiga baixa não sofrem apenas com os sintomas fisiológicos, mas psicológicos. Depressão, perda da autoestima e baixa libido afetam diretamente sua vida, causando grandes transtornos. Existem tratamentos que resgatam a autoestima e a qualidade de vida de quem passa por isso. Saiba quais são.

Tratamentos para bexiga baixa

O tratamento dependerá do grau do distúrbio, que pode ser:

  • Grau 1: a bexiga desce na vagina;
  • Grau 2: a bexiga quase cai na abertura vaginal;
  • Grau 3: a bexiga sobressai da abertura vaginal.

Para os casos leves, em que não há sintomas, o tratamento envolve reabilitação perineal com a Fisioterapia Pélvica, que pode ser aliado a um tratamento com estrogênio.

A cirurgia mais consagrada para estes casos é a Perineoplastia, onde o médico reduz o diâmetro vaginal e dá pontos elevando a base da bexiga. Esse procedimento corrige a flacidez que permitiu a queda da bexiga.

Também é possível utilizar o laser genital como o ATHENA em mulheres com fatores de risco para a queda da bexiga, funcionando como uma medida preventiva.

Cuide-se para evitar problemas como a bexiga baixa! Se você está passando por isso, saiba que existem muitas alternativas para você se sentir bem novamente, e que você precisa cuidar da sua autoestima, pois ela faz toda a diferença na sua vida. Quer saber como? Clique aqui.

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.