O que é vagina: você conhece a sua?

O que é vagina?

Se você fizer um simples teste, irá se impressionar com o resultado. Pergunte às suas amigas, mãe e outras mulheres do seu convívio: “o que é vagina?”. Aposto que poucas irão saber responder com precisão.

Mas isso não é motivo de vergonha. A mulher, por uma questão social, não é incentivada a conhecer o próprio corpo. Se você perguntar o que é vulva, muitas também ficarão na dúvida.

No entanto, é importante perceber que a relação mais íntima que existe na sua vida é a de você com você mesma. Por isso, conhecer melhor o seu corpo é crucial para conhecer melhor a si mesma. E como valorizamos muito isso, vamos te contar no que consiste essa parte do corpo feminino!

O que é vagina: você sabe mesmo?

Você já sabe que a vulva é a parte externa e que a vagina é a parte interna do órgão genital feminino. Ok! Mas o que tem nessa parte interna? Do que ela é feita? Primeiro: a vagina é um espaço tubular. Então, visualize um tubo de aproximadamente 8 centímetros (tamanho de um tablete de chocolate Prestígio). Sobre esse tubo:

O que é vagina - sistema reprodutor feminino

  • É fibroso e muscular;
  • Elástico (quando a mulher fica excitada, aumenta para 10 ou 15 centímetros, e o diâmetro pode crescer dez vezes mais);
  • Recoberto com uma mucosa;
  • Possui uma flora microbiana específica e pH específicos;
  • Realiza a comunicação entre a vulva e o útero;
  • Transporta e armazena o esperma até os tubos do útero e as trompas de falópio para fertilização do óvulo;
  • A abertura desse canal é recoberta pelo hímen, que normalmente se rompe quando a mulher perde a virgindade;  
  • Algumas de suas funções: dar saída ao fluxo menstrual, receber o pênis durante a relação sexual e formar o canal do parto;
  • Também é chamado de canal do parto;
  • É um músculo que, quando em repouso, permanece fechado;
  • Local de saída do bebê no parto normal.

Pronto, agora você já sabe as informações principais sobre a vagina. Agora vamos entender a sua anatomia.

As partes da vagina

Conseguiu entender as funções da vagina e como ela é? Saiba agora as suas partes:

  • São duas paredes, uma anterior e outra posterior, que permanecem acopladas na maior parte da sua extensão;
  • O colo do útero ou cérvix é a porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina;
  • Glândulas de Bartholin ou também de glândulas vestibulares maiores, responsáveis pela lubrificação feminina durante relação sexual, e estão localizadas internamente na porção inferior dos grandes lábios, próximos à saída da vagina.
  • O clítoris tem sua inserção no terço inferior da parede vaginal anterior, o chamada ponto G. Trata-se de um local de rica presença nervosa e muita sensibilidade. Se bem estimulado, produz orgasmos vaginais.

E lembre-se, para que a sua vida flua e seus relacionamentos também, é necessário estar bem com a sua maior companhia: você. Agora que você já sabe o que é vagina e como ela atua em seu corpo, saiba como a autoestima pode impactar nos outros âmbitos da sua vida!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *