Como cuidar da vagina: 6 ações para a sua rotina

Como cuidar da vagina

Mente e corpo precisam estar em equilíbrio para nos sentirmos bem, não é mesmo? Cuidar de si mesma é um sinal de amor próprio e amor à vida. O corpo humano é tão complexo que, para cada parte dele, existem cuidados específicos. Isso faz com que precisemos saber, inclusive, como cuidar da vagina.

Sua vagina merece atenção especial no dia a dia. Voltar os olhares e cuidados para ela diariamente fará toda a diferença. Assim, você se sentirá mais leve e confortável e ainda poderá prevenir possíveis problemas e disfunções futuras.
Elencamos, então, dicas valiosas indicadas pelos principais ginecologistas nos consultórios sobre como cuidar da vagina. Confira a seguir.

Afinal, como cuidar da vagina diariamente?

O primeiro cuidado especial é consultar um ginecologista regularmente. Ele é o profissional mais indicado para passar orientações sobre os cuidados com a vagina e o diagnóstico da sua saúde íntima.

Então, se você quer saber como cuidar da vagina, lembre-se que não adianta nada seguir as dicas a seguir sem contar com o acompanhamento desse profissional. Vamos às ações que você deve incorporar na sua rotina!

Use preservativo

Você com certeza já sabe a importância de usar camisinha, mas não custa lembrar. O sexo com o uso de preservativo é higiênico e previne doenças como clamídia (uma doença silenciosa), herpes genital, gonorreia, hepatite B, sífilis, HPV e AIDS. Acredite: não são raros os casos em que pacientes são diagnosticadas com alguma doença após o sexo sem camisinha.

Escolha bem os produtos

Existem produtos específicos para a vagina, e você precisa escolhê-los bem. Cuidado com sprays, desodorizantes, sabonetes, desodorantes ou qualquer produto perfumado, pois eles podem causar irritação. Opte por composições neutras.

Faça exercícios vaginais

Parece estranho, mas não é! Assim como qualquer outro músculo do corpo, o assoalho pélvico também fica fraco se não for exercitado. Muitas pessoas precisam recorrer à perineoplastia por esse motivo.

Torná-lo forte pode trazer inúmeros benefícios para você, além de despertar sua consciência corporal. Alguns exercícios diários podem contribuir no tratamento e prevenção de incontinência urinária e, ainda, aumentar o prazer sexual.

Cuidados após a relação sexual

Se você já ouviu falar que fazer xixi após o sexo faz bem para a saúde íntima, saiba que é verdade. Durante a relação sexual, a região íntima fica mais exposta a bactérias. Fazer xixi após o ato ajuda a eliminá-las. Outra dica é também lavar a vagina, para garantir a eliminação de qualquer substância.

Alimente-se bem

Você se lembra da flora vaginal? Já te contamos neste artigo as partes da vagina, incluindo o pH da mucosa. Um dos fatores que mais impactam na sua flora vaginal é a sua alimentação. Tanto que, uma mudança nos hábitos alimentares indicada por um médico pode ser o principal tratamento para algumas disfunções na região íntima.

Deixe-a livre

Dormir sem calcinha: você faz isso? Saiba que é muito indicado pelos ginecologistas! Quando a vagina é abafada, ela fica mais úmida, correndo riscos de gerar uma infecção.

Por esse motivo é tão importante escolher calcinhas feitas de tecidos que sequem rápido (como de algodão) e não usar protetores diários de calcinha.

Agora que você já sabe como cuidar da vagina, que tal conferir mais dicas sobre formas de tratar a região íntima? Confira aqui!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Flávia Addor

Medcin - Dermatologia e Pesquisa
Osasco - (11) 3681 6362
Santana - (11) 2959 1482
Dra. Flávia Addor

About Dra. Flávia Addor

Medcin - Dermatologia e Pesquisa Osasco - (11) 3681 6362 Santana - (11) 2959 1482

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *