Trabalhar o períneo por meio da fisioterapia pélvica pode mudar sua vida. Ele, que também é chamado de assoalho pélvico, é um grupo muscular importante para qualquer pessoa, porque alinha a parte inferior da pélvis. Possui funções urinária, defecatória e sexual, e é também responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos nas mulheres.
Veja a seguir alguns motivos para você fazer fisioterapia pélvica!
O que é fisioterapia pélvica?
Fisioterapia pélvica é a prática indicada para prevenir ou tratar qualquer disfunção que afeta o assoalho pélvico. Muito indicada no pré e pós-parto, na prática contínua de esportes de impacto ou na menopausa, ela evita o enfraquecimento ou a lesão da musculatura.
Algumas disfunções que afetam as mulheres são:
- Incontinência fecal ou urinária;
- Prolapso uterino;
- Prolapso da bexiga ou do reto;
- Disfunções sexuais, como falta de libido, dor durante as relações sexuais, vaginismo (contração involuntária dos músculos da vagina, o que impossibilita a penetração), dificuldade ou incapacidade de atingir o orgasmo.
Quais os benefícios da fisioterapia pélvica?
Além de combater as disfunções que podem afetar mulheres com o assoalho pélvico enfraquecido, a fisioterapia pélvica traz benefícios para as grávidas e contribui para a melhoria na vida sexual.
Melhoria na vida sexual
A fisioterapia pélvica combate o vaginismo, a dispareunia (dor durante a relação) e a flacidez vaginal.
Com exercícios específicos de contração e relaxamento, há uma melhoria da lubrificação e da elasticidade vaginal. Já os exercícios de autoconscientização e redescoberta da sexualidade são úteis para a mulher ter mais consciência da região e se sentir mais segura e relaxada nas relações sexuais.
Eles também contribuem para melhorar a vascularização local, diminuindo o ressecamento e o enfraquecimento da mucosa. Ou seja, combate o enfraquecimento da musculatura e da pele, deixando o canal vaginal mais apertado. Isso, inclusive, pode proporcionar prazer intenso ao parceiro no momento da relação.
Além disso, a fisioterapia pélvica aumenta a libido e a intensidade dos orgasmos femininos. Como consequência, a mulher fica mais desinibida sexualmente, conhecendo melhor seu próprio corpo e somando condições psicológicas favoráveis que podem melhorar outros aspectos da sua vida.
Benefícios para grávidas
A fisioterapia pélvica traz muitos benefícios para as grávidas. Durante a gestação, o útero cresce, e o aumento de peso causa sobrecarga do períneo. Por isso, são comuns os episódios de incontinência urinária. A função da fisioterapia é fortalecer o assoalho pélvico, o que faz diminuir tais episódios.
Ela também prepara a mulher para o parto normal e evita a diástase (separação dos músculos do abdômen). Em 2018, um estudo publicado no Jornal Internacional de Obstetrícia mostrou que a mulher que realiza fisioterapia apresenta uma redução no período de expulsão do bebê.
Outros benefícios que a fisioterapia pélvica apresenta no pré-parto é a diminuição dos desconfortos lombares, relaxamento muscular e melhora da capacidade respiratória. Após o parto, ela contribui para melhorar a flacidez do períneo e fortalecer a musculatura abdominal.
A fisioterapia pélvica é uma prática interessante para a saúde da mulher, pois apresenta muitos benefícios em vários âmbitos. Uma das práticas que pode complementar a fisioterapia pélvica é a ginástica íntima. Conheça um pouco mais sobre ela!