Mamografia: saiba tudo sobre o exame

Exame mamografia como é feito e importância

Cuidar da saúde deve ser prioridade na vida de todos. Exercícios físicos, alimentação equilibrada, exames médicos periódicos. Essa é a maior prova de amor próprio que alguém pode dar para si.

Mesmo diante de tantos tabus impostos pela sociedade, homens e mulheres devem adotar cuidados próprios a seu organismo. A mamografia, por exemplo, é um exame fundamental para a mulher adulta, pois é a única forma de detectar precocemente uma doença relacionada à mama. Saiba tudo sobre o exame!

Mamografia

A mamografia ou radiografia das mamas é o exame que analisa a anatomia do tecido mamário para revelar possíveis alterações, como nódulos e tumores. Apesar de ser um pouco desconfortável, porque envolve a compressão das mamas de forma horizontal e vertical para registrar as imagens, ele é imprescindível. Mulheres com prótese de silicone também realizam a mamografia, mas devem informar ao profissional essa característica antes do exame.

O exame

A mulher se posiciona em frente ao mamógrafo (equipamento utilizado na mamografia). Uma placa transparente comprimirá gradualmente as mamas para que as imagens sejam feitas a partir da exposição aos raios-X. Há mudanças de posição das mamas para completar o exame, que leva de 15 a 20 minutos para ser concluído e depende da qualidade das imagens.

Atualmente, as imagens são digitalizadas, o que melhora a qualidade da captura e facilita a transmissão do exame.

Indicação e exames complementares

A mamografia deve ser realizada em mulheres a partir de 40 anos. Se houver sintomas mamários, ela pode ser indicada clinicamente a partir dos 35 anos ou até mesmo a mulheres mais jovens com suspeitas de malignidade ou histórico familiar.

Em suma, o exame é indicado para mulheres assintomáticas (exame de rastreamento de câncer de mama) e sintomáticas (suspeita de câncer de mama).

Cabe destacar que o autoexame (palpação das próprias mamas) não substitui a mamografia, sendo apenas complementar a ela. A ultrassonografia da mama ou a ressonância magnética também ajudam nessa complementação, pois o mamógrafo nem sempre consegue detectar lesões em mamas jovens ou muito densas.

Pode ocorrer também de a mamografia ser imprecisa, já que o tecido mamário pode esconder uma doença que não aparece no exame. E o contrário (alarmes falsos) também é possível, daí a importância de acompanhamento médico e exames complementares.

A importância do exame

A importância da mamografia está diretamente ligada à prevenção e à descoberta do câncer de mama. O exame é o único método eficaz para reduzir a mortalidade causada pela doença, principalmente após a menopausa. A mulher que é acometida pela doença, mas a descobre precocemente reduz entre 25% e 30% o risco de complicações e morte.

O câncer de mama é o tumor que se desenvolve a partir de alterações genéticas no conjunto de células mamárias, dividindo-se descontroladamente. É o 2º tipo de câncer mais frequente do mundo, sendo o 1º entre as mulheres.

Junto com o autoexame, a mamografia é o exame mais importante para a mulher adulta, já que é a linha de frente na detecção precoce do câncer de mama. Lembre-se que o diagnóstico precoce salva vidas!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *