Redemoinho no cabelo: por que ele acontece?

Redemoinho no cabelo

O redemoinho no cabelo é um fenômeno natural e que impacta homens e mulheres. Nos homens, no entanto, a condição é percebida com mais facilidade, já que os fios possuem menor comprimento.

No entanto, o redemoinho capilar, um efeito estético que apenas dificulta o penteado desejado,  tem sido comumente relacionado à queda de cabelo. E é por isso que, neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais o redemoinho no cabelo aparece e, também, se e como ele está associado aos quadros de calvície. Acompanhe!

Por que acontece o redemoinho no cabelo?

Também conhecido como rotação capilar, o redemoinho no cabelo tende a ter influência da herança genética. Ou seja: nós já nascemos com essa característica e é ela quem indica a direção do crescimento dos cabelos.

E, acredite: o surgimento do redemoinho no cabelo assume até mesmo ares supersticiosos. Há quem diga que a direção para onde ele se desenvolve vai influenciar a mão dominante da pessoa. Por exemplo: redemoinhos que crescem no sentido horário são exclusividade dos destros, enquanto o sentido oposto é característica dos canhotos.

Mas, além da superstição, o redemoinho gera certa preocupação sobre aumentar ou não as chances de ficar careca.

Como o redemoinho no cabelo se relaciona com a calvície?

Já comentamos aqui no blog sobre os diferentes graus da calvície. Apesar de o redemoinho não possuir relação com a queda de cabelo, a área da coroa (onde o surgimento do redemoinho é mais comum) é afetada pelo que chamamos de calvície de terceiro grau.

Para você entender melhor, o terceiro grau da calvície pode se desenvolver nas entradas do cabelo ou na região da coroa. Quando acontece na coroa, é classificada como grau III Vértex.

Uma vez que o redemoinho aparece nessa região, muitos atribuem sua incidência às chances de ficar careca. Mas, vale lembrar que o desenvolvimento de uma calvície grau III está relacionado à genética, influência de hormônios e até mesmo por questões emocionais. Então, o redemoinho apenas torna o local calvo mais evidente no início. Por isso, se a calvície se desenvolver próximo ao redemoinho, é comum que o couro cabeludo fique ainda mais exposto, mesmo que não haja relação direta entre os fatores.

É possível amenizar ou reverter o efeito?

O redemoinho no cabelo aparece desde o início da vida, podendo ser visto até mesmo em bebês. Por esta razão, não é possível acabar com ele. O que pode ser feito é optar por intervenções que deixem essa característica menos exposta. Entre as principais, destacamos os seguintes:

  • Acerte no corte de cabelo, priorizando os fios mais longos em detrimento ao corte curtinho. Isso faz com que os cabelos pesem mais, desfazendo (um pouco que seja) o efeito de redemoinho no cabelo;
  • Use secador e chapinha para disfarçar o redemoinho, já que ambos são ótimos instrumentos para deixar o cabelo da maneira desejada;
  • Invista em produtos fixadores, que também são de grande ajuda disfarçar o redemoinho no cabelo. Atenção, apenas, para o uso de mousse porque esse tipo de produto costuma deixar o cabelo mais oleoso;
  • Progressivas, relaxamentos, alisamentos diversos também estão entre as principais medidas para minimizar a ação do redemoinho no cabelo.

Tenha em mente que algumas dessas medidas tendem a prejudicar a saúde dos fios. Por isso, atenção também à alimentação para nutrir os fios continuamente.

E se o redemoinho no cabelo não é sua única preocupação, não deixe de conferir também outro artigo nosso, que ajuda a você avaliar por si mesmo se vai ficar careca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *