7 alimentos para queda de cabelo

Alimentos para queda de cabelo

No dia a dia, precisamos de alimentos ricos para promover nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. E, entre os motivos para isso, podemos considerar uma série de alimentos para queda de cabelo — evitando que, com isso, um eventual quadro de calvície se agrave.

Cada um desses alimentos é importante para algo, seja como fonte de proteína ou para repor as vitaminas do complexo B, entre outras opções.

E é por conta dessa amplitude do tema, e relevância, que planejamos este post. Confira, conosco, 7 alimentos para queda de cabelo e algumas dicas sobre o que evitar!

1. Cenoura

Rica em betacaroteno e vitamina A, a cenoura ajuda a combater os radicais livres, fazendo com que pigmentação do cabelo não seja perdida facilmente. Ótimo para evitar os cabelos brancos precocemente e também para nutrir o couro cabeludo.

alimentos para queda de cabelo espinafre

2. Espinafre

O vegetal conta com ferro e clorofila em sua composição, o que ajuda a nutrir os folículos capilares e a evitar a oleosidade. Como resultado, o cabelo permanece brilhante e resistente.

alimentos para queda de cabelo aveia

3. Aveia

O grão é bastante conhecido por favorecer o crescimento dos cabelos por conta da presença de silício entre os seus principais nutrientes.

Além disso, a aveia também conta com vitaminas do complexo B e zinco, que ajudam no controle de mudanças hormonais — aquelas que podem ocasionar a queda de cabelos, por exemplo.

alimentos para queda de cabelo salmão

4. Salmão

Fonte de proteína, o salmão está entre os principais alimentos para queda de cabelo porque combate inflamações (também no couro cabeludo) e promove melhoras na circulação sanguínea, favorecendo a nutrição do bulbo capilar.

alimentos para queda de cabelo soja

5. Soja

Outra excelente fonte de proteína, a soja é considerada para o consumo diário porque ajuda na:

  • produção de novos fios;
  • promover intensidade à cor e firmeza dos fios;
  • ajuda no desenvolvimento do folículo piloso.

alimentos para queda de cabelo iogurte

6. Iogurte magro

Pode considerá-lo, no dia a dia, entre os alimentos para queda de cabelo porque o iogurte contém aminoácidos (contribui com o fortalecimento da fibra capilar) e é bastante rico em vitaminas do complexo B.

7. Castanha-do-pará

Por fim, temos essa fruta oleaginosa que é muito rica em zinco, cuja carência deixa o cabelo mais fino e quebradiço e sem brilho.

Além disso, com duas unidades ao dia, em média, você já pode considerar também boa melhoria no desenvolvimento capilar e na redução da oleosidade excessiva.

Alimentos que são inimigos do seu cabelo

Agora, vamos falar de alimentos para queda de cabelo que podem contribuir para acentuar esse quadro em homens e mulheres. Casos de:

  • açúcar em excesso;
  • carboidrato refinado, como o presente em massas e no pão branco;
  • álcool de maneira exagerada.

Motivos para isso não faltam: eles ajudam a elevar os níveis de insulina no sangue, o que pode desregular alguns hormônios e, consequentemente, gerar efeitos negativos nos folículos.

Algumas bebidas, como chá e café, também devem ser consumidas com moderação, pois elas prejudicam a absorção de nutrientes, como o ferro.

Claro que isso não significa que você deve cortar por completo esses alimentos, mas uma conscientização nunca é demais para evitar a queda de cabelo, não é mesmo?

Agora que já vimos alguns alimentos para queda de cabelo, que tal nos aprofundarmos no assunto? Para isso, confira outro artigo nosso, que explora a importância da vitamina D para a saúde dos seus cabelos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *