Como descobrir se meu cabelo está caindo muito?

Meu cabelo está caindo muito o que fazer

O cabelo faz parte do conjunto estético de todo homem e mulher e representa grande parte da autoestima. No entanto, quando os fios parecem estar caindo mais do que o normal, é comum que o receio surja e as dúvidas também.

Se você notou o aumento na queda dos fios e tem se perguntado “por que meu cabelo está caindo muito?”, então continue lendo este post. Compartilharemos um checklist para ajudar você a observar hábitos e práticas que podem estar contribuindo com a queda. Vamos lá?

Há um aumento de fios de cabelo pela casa?

Antes de achar que seu cabelo está caindo muito”, procure se certificar disso. E o modo mais prático é mantendo os olhos atentos pela casa em busca de fios de cabelo.

Mas nada de se ajoelhar e rastejar pela casa: durante o banho, procure ver se caem mais fios do que o habitual, cheque no travesseiro e lençóis, pela manhã, se existem muitos fios, e se a escova de cabelos está mais cheia do que de costume.

Quais cosméticos você costuma usar?

Existem alguns produtos — e também hábitos de higiene — que agravam a queda de cabelo. Isso porque pode ser que o cosmético não seja o ideal para o seu tipo de cabelo e pele e até mesmo deixe seu couro cabeludo mais oleoso, fator que interfere na queda de cabelo. Aqui vão alguns pontos para ficar atento:

  • Lavar os cabelos com água muito quente — ajuda a ressecar o couro cabeludo, deixando os cabelos mais oleosos;
  • Usar qualquer tipo de xampu, em especial, o anticaspa, pois acaba causando o mesmo problema citado no item acima;
  • Condicionador usado na raiz, e não na ponta dos cabelos, pois isso também interfere na produção de sebo, aumentando a oleosidade presente nos fios.

Vale destacar que a caspa é caracterizada pelo excesso de descamação do couro cabeludo. Quando em excesso, pode promover uma queda acentuada dos fios.

Você usa muitos produtos químicos?

Às vezes, focamos tanto na pergunta “meu cabelo está caindo muito”, que sequer percebemos hábitos que podem estimular a queda. É o caso, por exemplo, dos produtos químicos capilares, como:

  • Tinturas;
  • Alisamentos;
  • Permanentes.

Eles podem prejudicar o couro cabeludo, criando inflamações, além de alergias. Como resultado, os fios de cabelo se desprendem do couro cabeludo com mais facilidade.

Você cuida da sua alimentação?

Por fim, foco na sua alimentação. Por meio dela é que você absorve a maior parte dos nutrientes diários e, quando há um desequilíbrio na proporção, o resultado pode ser uma queda acentuada dos cabelos.

Pode ser necessário evitar o consumo excessivo de:

  • Carnes vermelhas;
  • Alimentos processados;
  • Doces;
  • Biscoitos recheados.

Por outro lado, o consumo de água (ao menos, dois litros por dia) e mais alimentos integrais contribuem com o fortalecimento dos cabelos, sabia?

Você já fez uma avaliação profissional dos cabelos?

Além de conferir todos os pontos listados acima, que tal agendar uma consulta com um médico especialista para descobrir por que seu cabelo está caindo muito?

Assim, é possível avaliar as possíveis causas para o quadro e, consequentemente, direcionar você para um tratamento eficaz que reverta o problema ou, ao menos, minimize a situação.

Mas se você quer conhecer outras causas relacionadas à queda de cabelo, confira nosso artigo sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *