Você é aquela pessoa que sempre dá conselhos, acolhe e cuida das pessoas? Dentre as atividades diárias da sua vida está cuidar dos familiares e amigos de alguma maneira? A mulher normalmente possui esse dom de zelar pelo que valoriza e ama.
Falando sobre esses aspectos, faça um exercício e pense um pouco: como você cuida de você? O caminho para a autoestima, o empoderamento feminino, o autoconhecimento e a consequente felicidade está em separar um tempo para si mesma e cuidar-se.
O primeiro aspecto a ser considerado para tirar essa conclusão é percebendo como você cuida da sua saúde, pois essa é a maior prova de zelo e amor próprio que se pode ter. Afinal, a saúde é o que nos mantém vivos!
É por isso que o Outubro Rosa é tão importante, e não poderíamos deixar de conversar sobre isso com você. Descubra conosco a importância do autoexame, de onde surgiu esse movimento social e por que devemos levá-lo tão a sério a ponto de incorporá-lo em nossas vidas.
A importância do Outubro Rosa em números
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estima-se que serão mais de 57 mil novos casos até o final de 2017.
A ONG Instituto Oncoguia afirma que o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.
Mesmo a incidência sendo rara antes dos 35 anos, detectou-se infelizmente que, além dos casos terem crescido em 61%, está atingindo mulheres cada vez mais novas.
Por que o diagnóstico precoce é definitivo
O autoconhecimento também reside no fato de tocar seu próprio corpo, conhecê-lo e estar sempre atenta a quaisquer mudanças. Por isso o autoexame é fundamental e mais uma maneira de estabelecer os cuidados essenciais com as mamas.
A partir desse hábito e da ida frequente ao ginecologista, é possível tratar completamente a doença e diminuir a possibilidade de tratamentos mais agressivos como a quimioterapia e até a mastectomia. A prevenção é sempre o melhor caminho.
Como o Outubro Rosa surgiu
O laço rosa foi lançado nos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o apetrecho aos participantes da “Primeira Corrida pela Cura”, ocorrida em Nova York. Logo, a maratona foi realizada em outras partes do mundo.
Em seguida, diversos países ao redor do mundo promoveram iluminação rosa nos seus monumentos. Em 2008 o Cristo Redentor foi iluminado pela cor que representa o combate ao câncer de mama.
Celebre o amor por si mesma! Faça o autoexame e incorpore os ensinamentos do Outubro Rosa à sua vida! Aprenda aqui tudo sobre esse exame primordial para toda mulher.