Anatomia da vagina: entenda o seu corpo!

Anatomia da vagina

A mulher que possui uma relação harmoniosa com seu corpo apresenta uma melhor autoestima e segurança. Quando falamos dos órgãos íntimos, essa ideia também é aplicável. Por este motivo, é muito importante ela se educar sobre a anatomia da vagina. Com essa sabedoria, ela conseguirá saber a estrutura do órgão e a função de cada parte. Confira!

A anatomia da vagina

Vagina é a parte interna do órgão genital feminino. É um espaço tubular fibromuscular, de aproximadamente 8 centímetros que interliga a vulva (parte externa) e o útero e é recoberta com uma mucosa. Ela é responsável pela saída do fluxo menstrual, por receber o pênis na relação sexual e por formar o canal no parto, motivo pelo qual possui grande elasticidade.

Dado esse panorama geral da anatomia da vagina, vamos falar um pouco sobre cada parte.

Hímen

A entrada da vagina (porção anterior do canal vaginal) é recoberta por uma membrana chamada hímen. As mulheres que não tiveram relação sexual ainda o mantém intacto, se elas possuírem o hímen (sim, nem toda mulher o possui). Aquelas que já tiveram relação podem ter rompido a membrana durante a penetração, mas isso também não é regra.

Parede vaginal

A vagina possui duas paredes, uma anterior e outra posterior. Elas permanecem acopladas na maior parte da sua extensão. A parede do canal vaginal é formada pelas camadas mucosa, muscular e adventícia.

A mucosa é um tecido conjuntivo (tecido de conexão) repleto de fibras elásticas, com aspecto rugoso e poucas terminações nervosas. A cama muscular possui fibras musculares lisas. A camada adventícia está na parte externa da muscular, sendo composta por tecidos grossos e elásticos. É ela a responsável pela elasticidade da vagina, que acontece durante as relações sexuais e quando o bebê está saindo (parto normal).

Glândulas de Bartholin

As glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores fazem parte da anatomia da vagina. São pequenas formações (0,5 cm de diâmetro cada) que se situam dos dois lados das paredes vaginais. Elas são responsáveis pela lubrificação feminina durante relação sexual e se localizam internamente na porção inferior dos grandes lábios, próximos à saída da vagina.

As funções de lubrificação envolvem a liberação de um líquido na região vaginal, o que pode ocasionar a chamada bartolinite. Bartolinite é a inflamação de uma ou duas glândulas localizadas na vagina, que ocorre quando o líquido que elas produzem voltam para o interior da glândula, fazendo com que ela fique obstruída.

Cérvix (colo do útero)

Na anatomia da vagina, muitas mulheres já ouviram falar do colo do útero. Chamado de cérvix, é a porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina.

O colo do útero é responsável pela produção de um muco no decorrer da relação sexual, que contribui para que o esperma se transporte da vagina para o útero. É uma parte importante da vagina no tocante à fertilidade. Na menstruação, o sangue faz o trajeto inverso, fluindo do útero, por meio do colo, até a vagina e, então, para fora do corpo. Na gravidez, o colo se fecha até o momento do trabalho de parto.

Ponto G

O clítoris tem sua inserção no terço inferior da parede vaginal anterior, o chamada ponto G. Trata-se de um local de rica presença nervosa e muita sensibilidade. Se bem estimulado, produz orgasmos vaginais.

Conhecer essa região tão importante do seu corpo também significa prevenção. É crucial entender o funcionamento do órgão genital para que você consiga reconhecer qualquer alteração ou sintoma. Por isso, convidamos você a obter mais conhecimento sobre sua região íntima em nosso blog. Nele, falamos sobre tratamentos, práticas saudáveis e esclarecemos as principais doenças que afetam a mulher.

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *