Sinto dor nos grandes lábios, o que pode ser?

Dor nos grandes lábios

Você tem percebido algum desconforto na sua região genital? Percebeu que os grandes lábios da sua vagina estão doloridos? Saiba que existem algumas doenças e situações que podem causar dor nos grandes lábios e que é importante conhecê-las para buscar tratamento médico.

Antes de explicarmos quais podem ser as causas desse desconforto, vejamos se você se identifica com algumas dessas situações:

– Sente desconforto ao ficar de pernas cruzadas?

– Fica inquieta quando está sentada por muito tempo?

– Usar calças apertadas já não é mais confortável como antes?

– Sente arder os grandes lábios quando os toca?

Se você respondeu “sim” para pelo menos duas dessas perguntas é provável que a sua região dos grandes lábios, na vulva, esteja inchada ou com sensação de ardor.

Se isso nunca aconteceu com você antes, não se preocupe. O nosso corpo passa por transformações e é natural, ok? O importante é saber o que está acontecendo e buscar informação.

Essas dores nos grandes lábios podem ter diferentes causas, vamos conhecer algumas delas:

Dor nos grandes lábios: inchaço

Normalmente quando os grandes lábios estão inchados, outros sintomas acompanham a condição, como assadura ou coceira. Veja as possíveis causas para esse quadro:

  • Inchaço pós-parto: durante o parto os tecidos podem ser machucados, deixando o lábio vaginal inchado;
  • Durante a gestação: todo o período traz mudanças para o corpo da mulher, o bebê pressiona vasos e órgãos e isso dificulta a circulação do sangue e facilita o inchaço na região da vulva;
  • Vaginose bacteriana: infecção na vagina que ocasiona um corrimento acinzentado e forte odor, principalmente durante a menstruação;
  • Bartolinite: é a inflamação da glândula que se localiza nas laterais dos pequenos lábios, uma de cada lado. Ela pode gerar um pequeno caroço na vagina.

Dor nos grandes lábios: ardência

  • Vulvodínia: É o transtorno que causa dor durante a relação sexual e em outras situações onde o tecido é friccionado contra outra superfície. Ela pode ser localizada ou generalizada e atingir os pequenos lábios também. A sua causa é neurológica.
  • Prática de esportes: praticar ciclismo ou equitação por muito tempo pode provocar ardência na vulva;
  • Reação alérgica: químicos contidos no sabão ou em sais de banho quando entram em contato com o corpo podem provocar e desgastar os tecidos sensíveis da área.

É possível prevenir o inchaço e a ardência dos grandes lábios?

É sim. Fique atenta a essas dicas:

  • Evite contato da área com químicos fortes geralmente contidos em perfumes ou corantes. Para a higiene íntima, prefira algum sabão neutro;
  • Se estiver com pouco fluxo de fluido durante a relação sexual, use algum lubrificante para evitar uma futura ardência e inchaço na área;
  • Diminua o uso de roupas muito apertadas;
  • Não coce;
  • Use roupas íntimas que permitam a troca de ar na região, normalmente tecidos de algodão ajudam mais.

Se a área estiver muito inchada ou ardida, faça uma compressa de água fria na região para acalmar os tecidos da pele. Isso pode ajudar você em situações muito desconfortáveis.

A melhor abordagem para tratamento dessas situações é o acompanhamento multidisciplinar da ginecologia com psicólogo e fisioterapeuta, além de ir no nutricionista para analisar a sua nutrição diária, já que a alimentação também impacta na saúde íntima.

Agora que você conheceu algumas causas da dor nos grandes lábios, que tal saber mais sobre uma delas? Preparamos um artigo completo explicando tudo sobre causas e tratamentos para a Bartolinite. Leia agora!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

About Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216. Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA. Sua formação inclui: - Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul - Formação em Videolaparoscopia Ginecológica - Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS - Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *