Você provavelmente já ouviu falar ou mesmo conhece alguém que não abre mão de uma boa sessão de drenagem linfática depois de um fim de semana de mesa farta, não é mesmo?
Conhecido por ser um método excelente para dar um fim àquela sensação de estufamento provocada pela retenção de líquidos, a drenagem linfática também é muitas vezes associada ao tratamento da celulite.
Mas afinal, o que é drenagem linfática e que benefícios ela pode — e não pode — trazer ao seu corpo? É possível atenuar a celulite apenas utilizando esse método? Entenda melhor!
Afinal, o que é drenagem linfática?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem cujo objetivo principal é estimular o funcionamento do sistema linfático, rede de vasos responsável por fazer o transporte da linfa, fluido rico em glóbulos brancos, proteínas e microorganismos que pode carregar também bactérias e toxinas pelo organismo.
Utilizando movimentos específicos, o responsável pela aplicação da técnica desobstrui pontos de acúmulo da linfa em determinadas regiões do corpo, facilita a circulação do fluído pelos vasos e a consequente eliminação dessas toxinas. Por isso, é bastante comum sentir um aumento na vontade de urinar após as sessões.
Com isso, há uma melhora temporária no aspecto da pele e uma diminuição na retenção de líquidos, um dos principais agravantes da celulite. A drenagem linfática também ajuda estimular a circulação sanguínea e a aumentar a sensação de relaxamento e bem-estar.
Por isso, ela é uma ótima opção para quando você se sente aquele incômodo persistente provocado pela retenção de líquidos e quer tirar alguns minutos do dia para relaxar, cuidar de você e mandar a sensação de inchaço e estufamento para bem longe.
Como é feita a drenagem linfática?
A drenagem linfática pode ser realizada manualmente ou com o auxílio de acessórios como bambu ou ventosas.
Quando manual, os movimentos devem ser suaves, sobre a trajetória dos vasos e no sentido dos gânglios linfáticos, estruturas do sistema imunológico que auxiliam o corpo a reconhecer microorganismos, germes e bactérias.
Essas estruturas estão localizadas em regiões como laterais do tornozelo, região posterior do joelho, virilha, axilas, região medial do abdômen e abaixo do seios.
Para que produza os resultados desejados, a drenagem linfática deve ser realizada por profissionais especializados, como fisioterapeutas e massoterapeutas, que possuem bons conhecimentos sobre a técnica e os pontos exatos onde ela deve ser aplicada.
A drenagem linfática trata a celulite?
Embora seja um ótimo método de massagem e tenha resultados efetivos no combate à retenção de líquidos, a drenagem linfática não é recomendada como método exclusivo de tratamento estético para diminuição da celulite, especialmente nos casos mais graves.
Isso porque embora a drenagem atue com sucesso na eliminação de toxinas e na melhora da circulação, ela não tem nenhum efeito na diminuição das células de gordura ou na liberação das fibroses típicas da celulite.
Além disso, é importante lembrar que o efeito da drenagem linfática é temporário. Com o passar do tempo, se você não aliar um estilo de vida mais saudável a outros tratamentos estéticos, as toxinas voltam a se acumular e a sensação de inchaço reaparece. Por isso, o ideal é apostar na massagem como uma técnica complementar a tratamentos mais potentes.
O que fazer então para diminuir a celulite?
Se a ideia é obter resultados duradouros e seguros, o ideal é apostar em hábitos saudáveis aliados a tratamentos de alta tecnologia, como o Bottoms UP®, protocolo que combina a radiofrequência multipolar e as ondas acústicas radiais para diminuir as ondulações e o aspecto de casca de laranja típicos da celulite.
A radiofrequência multipolar utiliza a tecnologia TRYNEA® para aquecer e massagear profundamente a região a ser tratada, reduzindo o volume da celulite, estimulando a regeneração da elastina e do colágeno e aumentando o efeito metabólico da circulação local.
Já a tecnologia CelluSonic® é utilizada nas ondas acústicas radiais para induzir a vibração do tecido subcutâneo. Dessa maneira, as células de gordura são compactadas, o que facilita a eliminação das toxinas e a liberação das fibroses características da celulite.
O Bottoms UP® é um protocolo seguro, indolor e não-invasivo, que traz resultados visíveis em pouco tempo e que podem continuar aparecendo mesmo meses após o tratamento, realizado em média durante 8 semanas, com sessões semanais.
[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PL8a-ss-hiORZISZIgVKdN355gI7uzddTm&v=dfD-yXWcXAE[/embedyt]
E então, gostou de entender melhor como a drenagem linfática atua no seu corpo e em que casos ela é indicada? Se você quer saber mais sobre o Bottoms UP® e como ele atua na diminuição das ondulações da celulite, acesse nosso site agora mesmo!