Falta de vitamina D causa queda de cabelo?

Falta de vitamina D causa queda de cabelo?

Mencionamos em outro post que a queda de cabelos pode estar associada a uma série de fatores, que vão desde os distúrbios físicos e psicológicos às deficiências vitamínicas. Não à toa, é comum ouvirmos alguém dizer que a falta de vitamina D causa queda de cabelo.

E isso levanta não apenas uma questão curiosa, como tantas outras. Afinal de contas, a Falta de vitamina D causa queda de cabelo? E quais outras vitaminas influenciam nesse quadro que afeta tantos homens e mulheres ao redor do mundo?

Para responder a essa questão, elaboramos este artigo. Acompanhe-nos nesta breve leitura e descubra se a falta de vitamina D causa queda de cabelo — e o que fazer a respeito!

A importância da vitamina D para o organismo

Embora seja vital para uma série de funcionalidades do corpo humano — como a absorção de cálcio no intestino e pelo crescimento capilar —, a vitamina D não é tão presente quanto gostaríamos nos alimentos, que são grande fonte nutricional para todos nós.

Por sua vez, ela está presente ao redor — especialmente, em dias ensolarados. Isso porque a vitamina D decorrente da exposição solar costuma oferecer 90% da quantidade que nosso organismo demanda. Um banho de sol, ocasionalmente (e bem seguro com o uso de protetores solares), faz muito bem! E nem precisa de muito: 20 minutos ao dia costuma ser mais que suficiente.

A falta de vitamina D causa queda de cabelo

Se o nutriente tem contribuição positiva no crescimento capilar, é comum imaginar que a falta de vitamina D causa queda de cabelo. E essa associação tem o mais profundo sentido. Mas não só isso: a falta de vitamina D causa queda de cabelo e outros sintomas, como:

  • Fraqueza e perda óssea, em crianças
  • Cansaço, falta de equilíbrio e queda de cabelos, em adultos.

Ainda, estudos — como o da Harvard School of Public Health — estão associando a carência de vitamina D ao aumento no risco de sofrer ataque cardíaco. Especula-se que homens possuem até duas vezes mais chances de sofrê-lo do que alguém que não tenha a deficiência de vitamina D no organismo.

Mas, para você entender, a falta de vitamina D causa queda de cabelo porque o couro cabeludo concentra boa parte de receptores desse nutriente. Quando deixa de recebê-lo na quantidade ideal, o aumento na perda dos fios pode ser percebido.

O que fazer para reverter o quadro

Costumamos dizer que não basta se automedicar contra a queda de cabelo. A consulta com um dermatologista é mais que fundamental para identificar as possíveis causas para a perda dos fios e, assim, elaborar uma estratégia eficaz para controlar o problema ou resolvê-lo.

Neste caso, em que a falta de vitamina D causa queda de cabelo, a suplementação e o banho de sol cotidiano ajudam no resgate dos folículos pilosos adormecidos, fortalecendo o couro cabeludo.

Só que não se prenda apenas a essa insuficiência vitamínica. A ausência de vitaminas A, do complexo B, C e E também influenciam no quadro geral de sua saúde — inclusive, na queda de cabelos.

Por isso, caso queira conhecer as principais alternativas para remediar esse quadro e encontrar os melhores tratamentos contra a queda de cabelos, acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *