Qual é o percentual de gordura ideal em nosso corpo?

percentual de gordura ideal

Controlar o percentual de gordura é essencial para quem busca um corpo saudável e bonito. Além dos cuidados rotineiros com a dieta, a ingestão correta de líquidos e a prática de exercícios físicos, é importante ir mais além, através de uma rotina regrada, e definir ações práticas para alcançar o objetivo desejado. Mas, antes disso, é preciso entender qual é o percentual de gordura ideal para o seu corpo e como essa distribuição acontece.

Como acontece a distribuição de gordura no corpo?

Os diferentes tipos de corpos são definidos, muitas vezes, pelas diferentes constituições genéticas. Além da diferenciação de corpos masculinos e femininos, também existem as nuances causadas pela hereditariedade de cada um. Algumas pessoas acumulam mais gordura no abdômen, outras na região dos quadris e glúteos e por aí vai.

No geral, existem 3 tipos de distribuição de gordura no corpo, são elas:

  • Androide: caracterizada pela forma de maçã, essa distribuição de gordura corporal afeta mais o abdômen e o tronco superior, e é mais comum nos homens.
  • Ginóide: caracterizada pelo formato de pêra, essa distribuição de gordura corporal afeta mais a região das coxas, culotes, glúteos, flanco e mamas, e é mais comum entre as mulheres.
  • Ovóide: caracterizada pelo acúmulo de gordura em todo o corpo, e acontece em ambos os sexos.

O que é IMC?

O IMC, também conhecido como Índice de Massa Corporal, é uma fórmula criada para realizar a avaliação do peso corporal de um indivíduo. Correlacionando Peso X Altura, é possível saber se a pessoa está acima ou abaixo do índice ideal para o seu porte. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal referência para a classificação das diferentes faixas de peso, estar dentro do IMC é importante para prevenir problemas de saúde como AVC, infartos e, inclusive, desnutrição.

Como calcular o IMC

O cálculo do IMC é simples e você mesmo pode calculá-lo, basta seguir esta fórmula: Peso ÷ Altura x Altura. É muito importante que o resultado esteja entre 18,5 a 24,9 (segundo a OMS), isso indicará que você está dentro da faixa de peso ideal e, consequentemente, está com menor risco de desenvolver determinadas doenças. Claro que esse cálculo não dispensa a avaliação de um profissional da saúde e a orientação de um médico.

Qual o percentual de gordura ideal?

Diante de todas essas informações, você deve estar se perguntando como saber qual o percentual de gordura ideal para você. Antes de saber disso, é importante entender que o acúmulo de gordura é influenciado por diversos fatores como genética, idade, nível de sedentarismo, etc. Com o passar dos anos, o metabolismo vai desacelerando e, consequentemente, a pessoa vai acumulando mais gordura, por isso a necessidade de manter hábitos saudáveis e cuidar regularmente do corpo.

O percentual de gordura ideal no corpo é de 16 a 20% para homens e de 20 a 24% para as mulheres. Estar na faixa saudável do IMC e manter essa quantidade de gordura corporal é muito importante para que você consiga alcançar a meta estabelecida e manter seu organismo saudável, longe de doenças.

Agora que você já aprendeu mais sobre este tema, que tal ver algumas dicas e orientações de como perder gordura abdominal?

One thought on “Qual é o percentual de gordura ideal em nosso corpo?

  1. Obrigado por compartilhar! Bom artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *