Quantos fios de cabelo caem por dia?

Quantos fios de cabelo caem por dia?

Você sabe quantos fios caem por dia e qual é a quantidade que podemos considerar anormal antes de pensar em procurar por um dermatologista? Acredite: essa é uma dúvida comum e que levanta uma série de temores nas pessoas, quando reparam que a queda parece descontrolada.

Por isso, neste post nós vamos traçar um limite de quantos fios caem por dia, em média, e destacar como proceder quando você percebeu que esse limite foi ultrapassado. Acompanhe-nos ao longo desta leitura!

Afinal, quantos fios de cabelo caem por dia?

Já mencionamos em outro artigo que todo fio de cabelo responde a um ciclo natural. Trata-se de um processo contínuo de renovação dos pelos corporais — inclusive, dos cabelos — e que não deve servir de alarme para as pessoas.

Por isso, existe um cálculo que aponta uma média de quantos fios de cabelo caem por dia: de 50 a 100 fios, aproximadamente. Só que esse apontamento também pode variar, pois existem fatores que interferem direta ou indiretamente nesse número.

Por exemplo: em algumas épocas do ano é provável que esse valor chegue a até 250 fios — ou mesmo quando tomamos, sucessivamente, muitos banhos com a água demasiadamente quente.

Por isso, se você notou que mais fios apareceram na escova de cabelos ou sobre a fronha e lençol, da noite para o dia, o alarde não deve ser imediato. Por sua vez, avalie por mais tempo se a queda de cabelos persiste e, só então, considere a avaliação de um profissional.

Como saber se caem mais fios do que o aceitável?

Claro que você não precisa saber, exatamente, quantos fios de cabelo caem por dia colhendo-os, um a um, para uma contagem antes de dormir. No entanto, faça aquilo que destacamos anteriormente: avalie, ao longo de um período (um mês, por exemplo), se a quantidade de fios na escova de cabelos aumentou e se, após uma noite de sono, mais fios estão espalhados pelos lençóis e fronha.

A perda excessiva se destaca por diminuir o volume de cabelos também, mas para isso ser percebido leva mais tempo. É por isso que uma avaliação mais cautelosa deve ser realizada, evitando que você entre em pânico desnecessariamente.

Além disso, a queda de cabelos costuma passar por um processo em 3 níveis:

  • O primeiro consiste no afinamento do fio de cabelo — mais comumente na parte superior da cabeça;
  • O segundo momento é notado quando o fio se torna tão fino que o couro cabeludo se torna mais visível;
  • O terceiro momento é de fios de cabelo mais quebradiços e um aumento perceptível na queda.

Só que os motivos para a queda de cabelo são muito variados, podendo ir da deficiência nutricional e alimentação desregulada ao estresse e até mesmo a herança genética, entre outros fatores. Por isso, caso você tenha percebido quantos fios de cabelo caem por dia dia — e se alarmou com a quantidade —, não hesite em procurar por um especialista que vai ajudar a identificar as causas e, assim, apontar o tratamento mais adequado para você.

E, por enquanto, que tal descobrir o que é o eflúvio telógeno e entender se você está passando por esse tipo de problema capilar? Assim, você consegue traçar um perfil mais enriquecedor de sua situação para dialogar com o médico de sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *